Proteção das nascentes dos rios em Curuçá é feita com plantio nas cabeceiras e educação ambiental

Belém, 28/11/17 – ‘Importância e Necessidade dos Rios em nossa Comunidade’ teve destaque nas palestras realizadas por servidores da Coordenadoria de Educação Ambiental (Ceam), da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), no município de Curuçá, nordeste do Pará, entre 24 e 26 deste mês. Na oportunidade, também foi realizada mostra dos vídeos “Nossos Rios Nossas Vidas” e “Tá Limpo”. Secretários municipais de Meio Ambiente da região, vereadores, lideranças da sociedade organizada, estudantes e moradores participaram da iniciativa, para proteção do meio ambiente.

Os integrantes da Ceam, da Diretoria de Ordenamento, Educação e Descentralização da Gestão Ambiental (Diored), Gilton Moura e Rafael Oliveira, ministraram as palestras e, em seguida, estabeleceram diálogo com a comunidade da Vila Mocajubinha, no ramal Santa Maria de Maú, sobre a necessidade de preservação e conservação das nascentes e cabeceiras de rios. A ação teve parceria da Organização Não Governamental (ONG) Movimento Missão Jovem e visita técnica às nascentes do rio, onde foi verificada a necessidade de plantio de espécies vegetais à proteção dos cursos d’água.

No domingo (26), foi exibido o vídeo “O que vamos deixar pro futuro”, com debate e sugestões sobre o que foi visto pelos participantes. Posteriormente, ocorreu plantio simbólico de mudas nas cabeceiras e nascente do rio Maú. Os palestrantes explicaram que, em virtude do tempo seco e pouca chuva, houve o compromisso da comunidade em plantar, no período de inverno, as demais mudas no entorno das diversas nascentes do rio.

O evento teve a participação dos secretários de Meio Ambiente dos municípios de Terra Alta, Adenilton Guedes e de Marapanim, Salvador Junior, vereadores da região e mais cerca de 100 pessoas entre crianças, jovens, lideranças da Associação de Moradores da Vila, da ONG Movimento Missão Jovem e técnicos municipais.

Em nome da comunidade, o diretor de Meio Ambiente do Movimento Missão Jovem, Francisco Silva, agradeceu a presença dos órgãos ambientais municipais e estadual pela ação realizada. “Pela primeira vez a comunidade se sentiu respeitada e valorizada. Esse foi apenas o pontapé inicial de um trabalho que com certeza dará frutos e que é fundamental para o desenvolvimento das comunidades, porque ninguém vive sem água”, concluiu.