Reunião de Câmara técnica discute rendimento de produção florestal

Brasília, 21/11/17 – A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) participou na terça-feira (21), em Brasília, no Ministério do Meio Ambiente (MMA), da 1ª Reunião da Câmara Técnica de Florestas e Demais Formações Vegetacionais, do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), proposição da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema).

A proposta da reunião foi encampada por órgãos estaduais, principalmente, da Amazônia como reflexo das questões atinentes à produção de madeira e à florestal, tratando do Coeficiente de Rendimento Volumétrico (CRV).

O evento foi coordenado pelo Diretor Geral do Serviço Florestal Brasileiro (SFB), Raimundo Deusdará e pela Diretora do Departamento de Apoio do Conama, Adriana Mandarino. Além deles, estiveram presentes a Gerente de Licenciamento Ambiental e Florestal (Fatma/SC), Gabriela Brasil Anjos; a Coordenadora de Gestão Agropastoril e Industrial da Diretoria de Gestão Florestal da Semas, Rose Chaves; a Secretária-adjunta de Licenciamento Ambiental e de Recursos Hídricos (Sema/MT), Maurren Lazzaretti e o Diretor de Biodiversidade do Instituto de Desenvolvimento Florestal e Biodiversidade do Pará (Ideflor-bio), Crisomar Lobato.

O secretário extraordinário do Programa Municípios Verdes (PMV), Justiniano Neto, representou o Governo do Pará durante a reunião.  De acordo com o secretário, foram levados à discussão os resultados dos estudos produzidos pelos estados. “Os levantamentos mostram a melhoria do padrão tecnológico das empresas florestais da Amazônia. Nesse sentido, estamos propondo aperfeiçoar a resolução do Conama 474/2016.  Saímos com bom entendimento”, enfatizou.

A previsão é que a próxima reunião aconteça dia 13 de dezembro, na qual serão fechados os pontos de consenso, proporcionando o instituto da análise prévia, dos estudos, adoção de faixas de rendimento e não rendimento estanque por empresa e a criação de categorias de empresas florestais, segundo Justiniano. “Temos contribuído através dos órgãos ambientais estaduais e da Abema, para aperfeiçoamento da política ambiental do Brasil”, concluiu.