Workshop debate regularização ambiental na agricultura familiar

Belém, 24/11/17 – A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) participou na terça-feira (21), no município de Marabá, no sudeste do Pará, de um workshop sobre regularização ambiental de pequenas propriedades e assentamentos rurais na região da rodovia transamazônica – BR 230. O evento, promovido pela organização não governamental Solidarid, que atua em mais de 50 países, teve a participação de representantes do terceiro setor, entidades privadas e governamentais, pesquisadores e produtores rurais.

O objetivo do encontro foi compartilhar diferentes perspectivas e experiências sobre o processo de regularização ambiental na agricultura familiar, trazendo os desafios e soluções possíveis, o engajamento e a responsabilidade em diferentes esferas.

A Semas, por meio da Diretoria de Ordenamento, Educação e Descentralização da Gestão Ambiental (Diored), apresentou as experiências e os avanços na regularização de imóveis rurais da agricultura familiar.

No âmbito do Cadastro Ambiental Rural e do Programa de Regularização Ambiental, a Diretoria de Gestão Florestal (Dgflor) expôs o sistema de licenciamento ambiental simplificado, com foco para as atividades de pequenas propriedades rurais.

O workshop utilizou, na dinâmica, painéis com especialistas e a formação de grupos de trabalho na discussão de oportunidades para a implementação do Código Florestal. Também foi apresentado um estudo e mapeamentos que a Solidaridad desenvolveu para apoiar a agenda pós-CAR no assentamento Tuerê, no município de Novo Repartimento.

O evento foi encerrado com a identificação de gargalos no processo de regularização ambiental dos imóveis de agricultores familiares e propostas para solucionar esses problemas.

Ascom Semas

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Travessa Lomas Valentinas, 2717, CEP: 66093-677. Belém/Pará