Cimam é destaque no espaço do Amazon Bonn da COP 23

Bonn, Alemanha, 14/11/2016 – Participando da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima – COP 23, o Estado do Pará, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), participa da Feira de Resultados, realizada de forma simultânea aos eventos da COP 23. O objetivo é expor projetos, Politica Públicas Ambientais e de Desenvolvimento Sustentável dos Estados da Amazônia Legal.

Assegurando o objetivo geral do debate sobre a cooperação internacional para a proteção das florestas, enfrentamento das mudanças do clima e promoção do desenvolvimento sustentável na Amazônia, o Estado do Pará apresentou o Centro Integrado de Monitoramento Ambiental (CIMAM), como importante ferramenta utilizada na gestão e governança do Território Paraense. A exposição retratou o investimento em tecnologia da informação e produção de conhecimento para assegurar ações efetivas de desenvolvimento harmônico e Sustentável do território.

O CIMAM é uma moderna estrutura, inaugurada em março deste ano, com ferramentas de monitoramento com imagens de resolução de três metros. A ideia é possibilitar uma transformação nas relações do homem com o meio ambiente, revendo modelos de produção, viabilizando a economia sustentável, preservando as premissas da legalidade e, principalmente, estimular o combate à pobreza e à desigualdade e oferecendo ao mundo soluções efetivas para a manutenção da maior reserva de biodiversidade do planeta, a Floresta Amazônica.

O espaço, conduzido por gestores paraenses, recepcionou governadores, deputados e secretários da Amazônia Legal, além de agentes internacionais, representantes de Organizações não Governamentais, Cooperação Alemã e demais participantes. Todos pretenderam conhecer especificamente a atuação do CIMAM. A gestão de florestas e o combate ao desmatamento foi o tema evidenciado entre os visitantes.

“O importante foi demonstrar o desafio do Estado do Pará na agenda florestal e socioeconômica que envolvem, dentre outras, a atuação do Centro de Monitoramento Ambiental, evidenciando a precisão das imagens de satélites utilizadas, o sistema integrado de alertas das áreas desmatadas e o Projeto de Olho na Floresta, como a mais recente ferramenta de combate ao desmatamento no Pará”, defendeu o Secretário Adjunto de Gestão e Regularidade Ambiental, Thales Belo, que também ressaltou o modelo de gestão transparente. “O trabalho desenvolvido pelo Estado está de acordo com os compromissos, chamados “livro de regras” firmados na COP 21, da qual o Pará fez parte. Portanto, mais uma vez, o Estado do Pará demonstra seu compromisso com a sociedade, na gestão transparente de seu território e na execução de ações efetivas pela sustentabilidade, o que ganha visão internacional, com positiva conceituação e resultados expressivos como a redução das taxas de desmatamento”.

O embaixador da Noruega no Brasil, Nils Martin Gunneng, que recentemente visitou o CIMAM e também esteve na feira de resultados, no Museu de Arte de Bonn, elogiou as iniciativas paraenses. “O trabalho demonstrado é desafiador e surpreende a todos”, afirmou.

No espaço também foi feita a exposição de produtos oriundos da floresta produzidos pelos Municípios dos Estados da Amazônia Legal e que fazem parte do Projeto “Mercados Verdes e Consumo Sustentáveis”. A feira contou com a organização do Fórum de Secretários de Meio Ambiente da Amazônia Legal, a Força Tarefa de Governadores para o Clima e Florestas – GCF e a Cooperação Alemã para o desenvolvimento Sustentável por meio da GIZ.

Dados – Informações divulgadas pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) apontam que o desmatamento na Floresta Amazônica apresentou uma estimativa de queda de 16% entre agosto de 2016 e julho deste ano. Os números são do Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal por Satélite (Prodes) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). No estado do Pará, a redução foi de 19% da taxa de desmatamento da floresta amazônica.

Em agosto deste ano, a tendência de redução do desmatamento já havia sido confirmada por outra instituição, o Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon). Nesse estudo, o desmatamento na Amazônia Legal caiu 21% em um ano e o Pará apresentou queda tanto no número absoluto de quilômetros quadrados desmatados, de 31%, quanto na proporção total da Amazônia Legal afetada, que passou de 28,8% para 25,2%.