Seminário tem como meta fortalecer a gestão ambiental de municípios

Belém, 09/11/2017 – Um seminário sobre Regularização Ambiental de Propriedades Rurais da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), por meio do Núcleo Regional de Altamira, foi realizado entre os dias 7 e 10 nos municípios Brasil Novo e Vitória do Xingu. O evento corresponde a uma capacitação de fortalecimento da gestão ambiental integrada municipal e estadual, com foco na regularização ambiental rural.

Os temas debatidos no seminário foram o Cadastro Ambiental Rural (Car), o Projeto de Recomposição de Áreas Degradadas e Alteradas (Prada) e o Licenciamento Ambiental Rural (Lar). Segundo a coordenadora e responsável pelo projeto, Ema Castaneira, o seminário propiciou um ambiente favorável à construção de conhecimento e troca de experiências entre os municípios, além de contribuir com a gestão ambiental municipal.

Nos dois primeiros dias, o evento foi realizado no município Brasil Novo e contou com a participação de 36 pessoas, dentre elas secretários de meio ambiente, analistas e servidores das secretarias municipais de meio ambiente de Brasil Novo, Altamira, Medicilândia, Uruará e Placas, além de representantes da Emater de Altamira. Técnicos de todos os municípios participaram da programação.

Pela secretaria, os servidores Cristiano Rocha, Marcelo Auzier e Milca dos Anjos palestraram, assim como a consultora jurídica da Semas, Viviane Carla, que contribuiu com esclarecimento de dúvidas sobre os temas do seminário.

O principal objetivo do encontro é fazer o treinamento dos técnicos, contribuindo com o processo de descentralização da gestão ambiental no Pará. “Como esses municípios estão assumindo a parte de impacto ambiental local e emitindo suas licenças, estamos passando informações sobre Car, Prada e Lar. Isso está sendo o aporte que o Núcleo de Altamira está dando para os municípios”, comentou a coordenadora Ema. Ela também ressaltou a importância de fortalecer esses locais para que se empoderem sobre a questão ambiental e consigam levar a frente o trabalho de cadastro ambiental e licenciamento. Os participantes receberam uma declaração de participação no seminário.

Nesta sexta-feira, o seminário prosseguiu no município de Vitória do Xingu, com a participação de representantes de Gurupá, Porto de Moz, Senador José Porfírio e Anapú.