Semas participa da Olimpíada de Ciências em Caxiuanã

Belém, 07/11/2017 – Em um momento de confraternização entre os moradores ribeirinhos dos municípios de Portel e Melgaço, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) participou da IX Olimpíada de Ciências na Floresta Nacional de Caxiuanã, na Estação Científica Ferreira Penna, entre os dias 24 de outubro e 02 de novembro, que este ano trouxe como tema: A Matemática está em tudo.

A Olimpíada é um projeto de divulgação científica e inclusão social que envolve alunos e professores de 13 escolas da Flona de Caxiuanã, por meio de oficinas com temas científicos, práticas esportivas, culturais e ambientais, tratados de forma lúdica e pedagógica. Em relação às práticas esportivas, todas são relacionadas à tradição de vida dos moradores da floresta: natação, casquinhagem e subida em açaizeiro com peconha.

Realizada pelos técnicos Gilton Moura e José Carvalho, da Semas, a participação da SEMAS nessa edição se voltaram para o desenho ambiental regional e a elaboração de projetos ambientais e confecção de jogos educativos com a utilização de materiais recicláveis. O objetivo foi sensibilizar os alunos e professores por meio das oficinas, que são instrumento de expressão, formação em arte e educação e melhoria na elaboração de projetos ambientais no campo e na sua relação com a natureza, assim como a importância da preservação e conservação ambiental.

Durante a ação, cerca de vinte alunos de sete a dezessete anos participaram da oficina de Desenho Ambiental Regional, enquanto quarenta professores compareceram à oficina de Elaboração de Projetos Ambientais e Confecção de Jogos Educativos com Materiais Recicláveis. A ocasião foi de aprendizagem e troca de experiências, revendo os projetos ambientais escolares. Os jogos confeccionados com materiais recicláveis visou auxiliar a aprendizagem de forma mais lúdica e prazerosa para alunos e professores.

Segundo a professora e diretora do Colégio Nicias Ribeiro, Lindalva Silva, “a olimpíada é um momento único. As oficinas oportunizaram conhecimento, aprendizagem e crescimento, sendo um bom momento por apresentar novos elementos aos participantes de forma educativa.”, disse.