Semas divulga previsão climática para o mês de novembro

Belém, 02/11/17 – A previsão climática para o mês de novembro feita pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), em conjunto o Instituto Nacional de Meteorologia, indica mudanças no volume de chuvas em grande parte do estado, além de clima mais ameno no sul do Pará.

Na região metropolitana de Belém, estendendo-se por parte do Marajó, Baixo Amazonas, Calha Norte e Tapajós, a expectativa é de chuva acima do normal, o que pode deixar o clima abafado. Na RMB, a previsão é de pancadas de chuvas no final da tarde e início da noite, com temperaturas variando entre 23ºC e 34ºC.

No sul do estado, a quantidade de chuvas será menor que o normal, mesmo com o início do período conhecido como ‘inverno amazônico’ em cidades como Marabá, Conceição do Araguaia e Santana do Araguaia. De acordo com Saulo Carvalho, da Diretoria de Meteorologia e Hidrologia da Semas, o último mês foi bastante seco nessa região, o que deixa o índice pluviométrico abaixo do esperado. “As chuvas vão começar um pouco atrasadas e bem fracas”.

Justamente por conta do período do estio, o volume de chuvas ficou muito abaixo do índice registrado em anos anteriores na região. Dos 121 milímetros de chuva esperados, foram constatados apenas 34,6 mm pela estação meteorológica do município de Marabá. “Consequentemente, fica mais calor, porque não tem muita chuva, e as temperaturas continuam altas”, disse.

Já no litoral e região nordeste do estado, o clima não sofrerá grandes alterações. A expectativa é que chova dentro do índice normal, com maior concentração de chuva na região do Baixo Amazonas.

Ascom Semas

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Travessa Lomas Valentinas, 2717, CEP: 66093-677. Belém/Pará