Governo do Pará discute novas parcerias na área ambiental com embaixador da Noruega

 

Belém, 01/11/17 – As políticas ambientais desenvolvidas pelo governo do Pará e as possibilidades de novos investimentos na área da ciência e tecnologia estiveram em pauta durante encontro entre o governador Simão Jatene e o novo embaixador da Noruega no Brasil, Nils Martin Gunneng. A visita diplomática ocorreu na manhã desta terça-feira (31), no Palácio do Governo, em Belém.

Na oportunidade, o governador também falou sobre os desafios e esforços empreendidos no combate ao desmatamento florestal e proteção ao meio ambiente. No Pará, entre as estratégias adotadas e já em atividade está o “Pará Sustentável”, que trabalha com três pilares para impulsionar o desenvolvimento econômico, social e ambiental do Estado, solidificados nos programas “Pará Social”, “Pará 2030” e “Ambiental”.

“Estamos construindo um novo padrão de desenvolvimento baseado em uma tripla revolução marcada pelo conhecimento, novas formas produção e governança, que são a base para conseguimos superar o grande dilema entre preservar e produzir, garantindo melhores condições de vida para a nossa população”, afirmou o governador Simão Jatene.

Em visita ao Estado, o representante norueguês acompanhou o andamento dos projetos e atividades desenvolvidos pelos dois governos e aproveitou para renovar os compromissos com o Estado com a assinatura do protocolo de intenções entre a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Técnica e Tecnológica (Sectet) e o Conselho de Pesquisa da Noruega (RCN), que ampliou a parceria em prol da ciência, tecnologia e meio ambiente. O documento foi firmado durante a visita do príncipe herdeiro Haakon, ao Pará, em novembro de 2015.

“Viemos ao Estado discutir nossas agendas em comum. Os desafios são os mesmos, mas as circunstâncias são outras e é importante nós compreendermos essas diferenças, bem como os problemas que os Estados estão enfrentando. Reconhecemos todo o esforço que vem sendo feito e os avanços que o Brasil e o Pará têm conquistado no âmbito da gestão ambiental”, ressaltou o embaixador Nils Gunneng.

O embaixador veio a Belém para participar da programação da “1ª Semana de Negócios e Ciência Brasil-Noruega”, no Museu Paraense Emílio Göeldi, onde falou sobre cooperação em pesquisa e oportunidades de financiamento. No período da tarde o embaixador deve participar de extensa agenda que contempla visita ao Centro Integrado de Monitoramento (Cimam), ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e ao Parque de Ciência e Tecnologia (PCT Guamá).

A visita do embaixador faz parte da agenda preparada pela Coordenadoria de Relações Internacionais do Pará (Cori) com atividades para apresentar as novas oportunidades de investimento no Estado na área ambiental. “O uso sustentável de florestas, o combate ao desmatamento, redução de gases de efeito estufa, o enfrentamento das mudanças climáticas e todas as questões ambientais são os principais pontos do portfólio da Noruega em apoio às políticas públicas do Pará. Essa relação é feita principalmente por meio do Fundo Amazônia”, pontuou a coordenadora de Relações Internacionais do governo do Estado, Larissa Chermont.

Também participaram do encontro o enviado especial de Clima e Florestas, Eirik Brun Sorlie; a assessora do Programa de Mudanças Climáticas, Meio Ambiente e Paz, Priscilla Santos; a secretária Extraordinária de Municípios Sustentáveis, Izabela Jatene; o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará, Luiz Fernandes Rocha; o secretário do Programa Municípios Verdes, Justiniano Netto e a presidente do Instituto Dialog, Liane Freire.

Ascom Semas

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Travessa Lomas Valentinas, 2717, CEP: 66093-677. Belém/Pará