Servidores da Semas participam de palestra direcionada à saúde mental

Belém, 26/10/17 – A saúde mental foi o foco de uma palestra realizada na Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas). Uma técnica em psicologia da Secretaria de Saúde (Sespa) foi convidada para conversar sobre causas e consequências do estresse, com os servidores da instituição nesta quinta-feira (26), no auditório do órgão ambiental. Os sinais fundamentais do estresse foram debatidos com objetivo de reconhecimento do problema, que pode evoluir para uma depressão – principal causa atual de afastamento do trabalho.

Responsável pela organização do evento, a Gerência de Treinamento e Desenvolvimento (GTD), da Coordenadoria de Gestão de Pessoas, da Semas, tomou a iniciativa, dentro do Programa Qualidade de Vida, em alusão ao Dia da Saúde Mental, 10 de outubro, instituído em 1992 pela Federação Mundial de Saúde Mental, para chamar atenção a uma das principais doenças incapacitantes nos dias de hoje.

Psicóloga da Sespa, Marilda Couto enfatizou que há necessidade de reconhecimento do problema, de reação e adaptação aos diversos momentos que surgem na vida, como perdas de parentes e de emprego, traumas físicos e psicológicos, conflitos interpessoais, dependências e outras situações adversas. “A não adaptação a níveis de estresse pode ocasionar uma série de doenças alérgicas, estomacais, musculares e depressão, que podem evoluir para casos mais graves”, avalia.

A palestra também expôs como entre os sinais fundamentais fisiológicos para observação no cotidiano, o equilíbrio na qualidade do sono e na alimentação. A perda de concentração, fadiga, mal-estar, descontrole e agressividade devem receber muita atenção e reconhecimento da dificuldade, de acordo com a palestrante, para que haja uma permanente construção, no dia a dia, de uma melhor saúde mental, com mais qualidade de vida.

Licenças saúde – No serviço público estadual, os setores de Recursos Humanos têm apresentado fórmulas e métodos de avaliações que envolvem questionários, entrevistas e análises de atestados médicos, que apontam um grande afastamento das atividades profissionais causado por enfermidades físicas e psicológicas.

Ascom Semas

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Travessa Lomas Valentinas, 2717, CEP: 66093-677. Belém/Pará