Servidoras da Semas recebem orientações para prevenção do câncer de mama

Belém, 25/10/17 – Outubro é o mês dedicado à conscientização da prevenção do câncer de mama, com ênfase à importância dos cuidados preventivos entre as mulheres. A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), por meio da Gerência de Treinamento e Desenvolvimento (GTD), em parceria com a Secretaria de Saúde Pública (Sespa), abordou o assunto durante a palestra “Alimentação Saudável na Prevenção do Câncer”, nesta terça-feira (24), no auditório do órgão ambiental.

Entre os principais objetivos da ação estão o de promover a discussão sobre o assunto e gerar conhecimento entre as mulheres presentes. Na ocasião, a nutricionista e professora aposentada da UFPA, Rhailda Tuma, apresentou formas adequadas de consumir alimentos e orientou sobre alimentação saudável, livre de agrotóxico, além da necessidade de evitar o consumo excessivo de sal, açúcar branco, gordura, bebidas engarrafadas e produtos ultraprocessados.

De acordo com a palestrante, ter uma alimentação saudável é o maior aliado da prevenção. “Uma alimentação saudável é aquela que tem todos os alimentos que necessitamos e é importante que seja saborosa, colorida e equilibrada, que atue como fator importante para a saúde e consequentemente para a qualidade de vida das pessoas, pois tem influência no bem estar físico e mental, no equilíbrio emocional, na prevenção de agravos à saúde e no tratamento de pessoas doentes”, destacou.

A economista, Ana Figueiredo, foi convidada pelos idealizadores do evento para falar sobre a sua experiência em relação à doença. No ano de 2015, diagnosticada precocemente com câncer de mama iniciou o tratamento imediatamente. Após dois anos lutando contra a doença e com apoio da família recebeu a notícia que estava curada. “O diagnóstico precoce e o tratamento oportuno podem salvar a vida de muitas pacientes. Por isso, é essencial que as mulheres estejam sempre atentas ao próprio corpo e não deixem de fazer os exames de rotina”, fez o alerta.

De acordo com a Gerente da GTD, Neumara Carneiro, o tema escolhido deve ser mais debatido na sociedade, pois foca na prevenção do câncer por meio dos alimentos consumidos diariamente. “Hoje debatemos um tema muito importante que é a prevenção contra a doença que mais mata mulheres durante o ano, o câncer. Este mês, idealizamos as programações em alusão ao outubro rosa. No próximo mês iremos abordar a temática do novembro azul, voltada para os homens”.

A campanha Outubro Rosa é internacional, e incentiva a participação da população, empresas e entidades. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza a luta contra o câncer de mama. O movimento começou nos Estados Unidos, onde vários estados realizavam em outubro ações isoladas referentes à prevenção do câncer de mama e à necessidade da mamografia.

Ascom Semas

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Travessa Lomas Valentinas, 2717, CEP: 66093-677. Belém/Pará