Missa ao ar livre homenageia a Virgem de Nazaré na Semas

Belém, 04/10/17 – Os servidores da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) participaram, nesta quarta-feira (4), como preparativo para o Círio de Nossa Senhora de Nazaré, que ocorrerá domingo (8), de uma missa ao ar livre, em homenagem à santa padroeira do Pará. A celebração ocorreu em frente à sede do órgão ambiental e foi presidida pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Belém, Dom Antônio de Assis, com auxílio do diácono Miguel Pinto. A imagem peregrina foi recebida às 14h, pelo secretário adjunto do órgão ambiental, Cláudio Lima.

A missa teve acompanhamento musical do Coral da Semas, que cantou as músicas religiosas que acompanham a celebração. O bispo, durante a pregação, enfatizou a importância dos valores socioambientais e religiosos que envolvem a instituição. “O órgão tem responsabilidade social e os servidores devem manter a sustentabilidade da ética, da moral e da fé. As preces estimulam o bom relacionamento interno e o exercício da justiça, contra a disseminação da devastação e na promoção do desenvolvimento sustentável. A comunhão promove uma sociedade mais fraterna”, louvou.

O secretário Cláudio Lima representou a Semas e agradeceu a colaboração de todos para a realização do ato religioso. “O Círio é um momento de renovar a esperança e a fé. Em toda Belém percebe-se esses momentos nas ruas, nos bairros, em toda a cidade, com romarias, novenas e outras manifestações de religiosidade”.

Nos últimos dias, uma série de novenas foi realizada na secretaria pelos servidores para homenagear a padroeira dos paraenses. As celebrações ocorreram no auditório no Parque do Utinga, no prédio sede da Semas e no Centro Integrado de Monitoramento Ambiental (Cimam).