Semas realiza capacitação sobre recursos hídricos

  

Belém, 02/10/2017 – Divulgar e explicar a Política Estadual de Recursos Hídricos foi o principal objetivo de uma capacitação realizada na última sexta-feira, 29, pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas). A iniciativa foi da Diretoria de Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos, em parceria com a Diretoria de Meteorologia e Hidrologia (Dimeh).

A ação foi voltada para gestores e equipe técnica das secretarias municipais de meio ambiente da Região Metropolitana de Belém (RMB) e Região de Integração do Marajó. Da RMB, estiveram presentes representantes das secretarias de meio ambiente dos municípios de Belém, Ananindeua, Marituba, Benevides e Santa Izabel. Da Região de Integração do Marajó, participaram representantes das secretarias de meio ambiente de Soure, Ponta de Pedras, Portel, Curralinho, Chaves e da Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó (Amam).

De acordo com Gerente de Apoio à Gestão Participativa (Geap/Direh), Alan Silva, o objetivo da capacitação foi promover uma mudança de atitude em favor do uso sustentável dos recursos hídricos, já que a gestão deve ser participativa e sua proteção é responsabilidade de todos. Para o gerente, a realização do evento foi satisfatória, pois os convidados puderam interagir com a equipe da Semas, tirando dúvidas, contribuindo com suas experiências e possibilitando que a temática dos recursos hídricos seja melhor assimilada.

Segundo Gerente de Outorga (Geout/Direh), Sheyla Brasil, apresentar esse tema é fundamental por ser um instrumento da Politica Estadual de Recursos Hídricos, que regula o uso dos recursos hídricos para o acesso da população e desenvolvimento das atividades produtivas, sendo condição indispensável para o licenciamento de muitos empreendimentos e para obtenção de financiamentos bancários.

A capacitação abordou temas como: aspectos legais e institucionais da gestão de recursos hídricos, plano e enquadramento, dados e informações hidrológicas para a gestão de recursos hídricos, apresentação de projetos e ações da área ambiental, gestão participativa das águas outorga de direto de uso de recursos hídricos.

Ascom Semas

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Travessa Lomas Valentinas, 2717, CEP: 66093-677. Belém/Pará