Semas participa de ação para fortalecer gestão ambiental em Marabá

Belém, 18/9/17 – No último dia 14, a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, em parceria com o Ministério Público do Estado, cumpriu agenda em Marabá. Na oportunidade, o secretário adjunto de Gestão e Regularidade Ambiental da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), Thales Belo, apresentou as ferramentas de gestão ambiental do Estado do Pará e a proposta do Centro de Monitoramento – Cimam. A ideia foi integrar o trabalho de monitoramento ambiental, sendo que a ação foi direcionada aos promotores de Justiça com atribuições em matéria ambiental, agentes ambientais do IBAMA, integrantes do Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comam), Secretários Municipais de Meio Ambiente e fiscais ambientais dos municípios que compõem o Polo Sudeste I, sendo eles: Abel Figueiredo, Bom Jesus do Tocantins, Brejo Grande do Araguaia, Itupiranga, Jacundá, Marabá, Nova Ipixuna, Palestina do Pará, Piçarra, Rondon do Pará, São Domingos do Araguaia, São Geraldo do Araguaia e São João do Araguaia.

Os convidados receberam treinamento com o foco em possibilitar o uso das ferramentas de gestão ambiental, contribuindo para a otimização dos trabalhos dos órgãos ambientais, por meio da identificação e monitoramento de áreas desmatadas, para possibilitar a diminuição dos impactos decorrentes do desmatamento e outros crimes ambientais no Estado do Pará. De acordo com a Promotora de Justiça, Josélia Lopes, o evento foi bem-sucedido e marcado pela interação dos presentes. “O Secretário Thales esclareceu, com excelência, as dúvidas levantadas e se colocou à disposição para receber os promotores de Justiça e Secretários Municipais de Meio Ambiente para tratativas ambientais”, disse.

Os participantes solicitaram reuniões periódicas com o secretário, assim como com a equipe técnica da Semas, com o intuito de fortalecer a gestão ambiental dos municípios por meio de aprovações e ações conjuntas de campo; acesso às ferramentas de gestão do Estado; parceria entre o Estado, o Ministério Público, os municípios e a sociedade civil nas ações de gestão ambiental no Pará; transparência na gestão e o uso do Centro de Monitoramento pelos municípios, com plataforma específica de acesso.