Semas capacita servidores para utilização de novo GPS 

Belém, 14/09/2017 – Uma capacitação sobre o melhor aproveitamento do equipamento Mobile Your GIS (GPS) está sendo desenvolvida pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), por meio da Gerência de Treinamento e Desenvolvimento (GDT). O motivo da ação é ensinar os servidores a utilizarem um novo programa que será utilizado no órgão ambiental.

Iniciado na última terça-feira, 12, o curso é dividido em duas turmas de até 25 pessoas. A capacitação da primeira turma encerrou nessa quinta-feira,14. A segunda turma terá início na terça-feira, 26, e será concluída na quinta-feira, 28. Na parte teórica, o ministrante é o diretor de geotecnologias,Vicente Souza. Já na parte prática, a facilitadora é Renata Matos. Esse equipamento é um GPS de qualidade superior e de preço mais acessível, com um sistema de informação geográfica.

Segundo o Vicente Souza, a vantagem do aparelho são as características técnicas. “Diferente dos outros GPS’s mais simples, ele já exporta em um formato de leitura dos softwares de geoprocessamento. Antes, você precisava de outro software para isso. A outra vantagem é a capacidade de atributos que podem ser inseridos no equipamento. Na vistoria, é possível dizer as espécies de árvore, ou seja, tem capacidade para armazenar mais informações do que um GPS simples”, explicou.

A técnica da Semas, Mônica Martins, lotada na Gerência de Projetos de Processamento de Produtos e Subprodutos Florestais (Geprof), avaliou a iniciativa como importante, já que a utilização do GPS é uma atividade essencial em muitos setores, para análise de processos, fiscalizações, vistorias e outros. “Como foi o primeiro contato com a ferramenta, foi um momento tranquilo. O professor explicou muito bem e acredito que o entendimento será melhor na prática. A diferença desse GPS é que podemos levar informações que já temos da área desmatada para validar em campo”, comentou.

Servidora da Gerência de Treinamento e Desenvolvimento (GTD), Neumara Carneiro, disse que o principal objetivo da ação é capacitar servidores que não sabiam utilizar esse equipamento, para que façam uso de forma apropriada. “A secretaria tem alguns setores que utilizam esse programa diariamente, então é importante que as pessoas sejam capacitadas, porque é uma ferramenta de trabalho”, disse. A capacitação prossegue no final desse mês, entre os dias 26 e 28.

Serviço:

2ª Turma

Data: 26 e 27/9 – Parte Teórica

Hora: 14h às 17h

Local: Auditório SEMAS

 

Data: 28/9 – Parte Prática

Hora: 14h às 17h

Local: Auditório Parque do Utinga

Ascom Semas

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Travessa Lomas Valentinas, 2717, CEP: 66093-677. Belém/Pará