Prefeitos de municípios do lago de Tucuruí discutem políticas ambientais

 

Belém, 31/08/17 – O governador Simão Jatene recebeu, no início da tarde desta quinta-feira (31), prefeitos e gestores de municípios localizados na região da hidrelétrica de Tucuruí para discutir a revisão do licenciamento ambiental da Usina, localizada no Rio Tocantins, no sudeste do Pará. O encontro ocorreu no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém.

A reunião dá continuidade ao debate articulado pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) com representantes de municípios à montante e jusante do empreendimento. “Já fizemos várias etapas, discutimos com as comunidades, realizamos oficinas, ouvimos os prefeitos para discutirmos as condicionantes para o licenciamento. Vamos sentar novamente para verificar todo o trabalho que os técnicos da Semas têm feito para que fique muito claro o que pode e o que não pode ser feito”, afirmou o secretário Luiz Fernandes.

“Depois disso é que vamos trabalhar na renovação da licença e colocar as condicionantes que deverão ser cumpridas pela Eletronorte. E caso não sejam cumpridas, haverá a suspensão da licença”, acrescentou o titular da Secretaria de Meio Ambiente.

O governador Simão Jatene ressaltou o reforço das discussões de cunho social e ambiental e a nova forma de atuação da Semas. “Se a gente continuar fazendo o licenciamento como a gente vinha fazendo, o resultado é esse que nós já sabemos. Então nós estamos tentando mudar este padrão. Tenho certeza que se tivermos informação de qualidade e consistente, e se nós tivermos unidos, estaremos com mais da metade do caminho andado. Vamos travar os embates com todos os fóruns que forem necessários com qualidade e homogeneidade”, destacou.

O governo do Estado também disponibilizou uma sala no Centro Integrado de Monitoramento Ambiental do Pará (Cimam) para ampliar o diálogo e a articulação entre governo, representantes de prefeituras e comunidades influenciadas direta e indiretamente pelo empreendimento. “As associações de municípios também disponibilizaram um servidor deles para acompanhar todo esse trabalho junto à Semas, que está informando não só os prefeitos, mas também a comunidade de todos os passos, de forma transparente”, explicou o secretário Luiz Fernandes.

O diálogo também conta com a participação de representantes dos Municípios Sustentáveis. “Essa participação é fundamental, pois nós não estamos só tratando da revisão do licenciamento, mas também de outras ações que envolvem a preservação ambiental”, acrescentou Luiz Fernandes.

Por Agência Pará

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Travessa Lomas Valentinas, 2717, CEP: 66093-677. Belém/Pará