ICMS Verde foi o tema da Quinta da Educação Ambiental

Belém, 25/8/17 – A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), por meio da Coordenadoria de Educação Ambiental (Ceam), promoveu a Quinta da Educação Ambiental. A programação foi realizada na última quinta-feira (24), no auditório do Parque do Utinga, sendo que nesta edição foi abordado o tema ‘ICMS Verde’. O objetivo dessa ação foi capacitar os gestores, técnicos e estudantes sobre a importância da ferramenta que é essencial para o fortalecimento da gestão ambiental municipal.

O ICMS Verde tem como proposta incentivar a descentralização municipal e promover pagamentos por serviços ambientais aos municípios que realizam uma gestão ambiental mais efetiva, trabalhando pela redução do desmatamento, realização do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e preservação de áreas protegidas existentes no território municipal.

Na ocasião, o facilitador Genardo Oliveira comentou sobre o objetivo prioritário do programa e esclareceu as dúvidas do público. “Buscamos com a realização dessa palestra sobre o ICMS Verde gerar a publicidade e visibilidade do imposto ecológico ao público em geral e a sociedade civil, esclarecendo a existência de um instrumento de planejamento da gestão ambiental municipal que é uma experiência única e exitosa do Pará, para a conservação da biodiversidade e o resgate pleno da sustentabilidade dos municípios”, destacou.

O secretário do município de Igarapé-Miri, Reynaldo Aguiar, avaliou a atividade como positiva. “É importante a Semas promover esse tipo de evento, pois assim ficamos aptos para resolver possíveis problemas e podemos fomentar a educação ambiental nas ações desenvolvidas no nosso município”.

Gerente de Articulação e Difusão da Educação Ambiental (GDAM), Delliany Lima reitera que a Quinta da Educação Ambiental é realizada na ultima quinta-feira do mês, sendo que a programação é voltada para o público interno e externo, como estudantes e técnicos de outros municípios. As temáticas são focadas para esclarecer dúvidas, agregar conhecimento e capacitar os participantes em questões relacionadas ao meio ambiente.