Municípios participam de treinamento para fortalecer gestão ambiental

Belém, 23/8/17 – Capacitar integrantes de órgãos ambientais municipais para a gestão do meio ambiente é o objetivo da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) durante a promoção da 4ª edição do projeto “Treinamento e Desenvolvimento em Gestão Ambiental Municipal”. A programação, idealizada pela Diretoria de Ordenamento, Educação e Descentralização da Gestão Ambiental (Diored), iniciou nesta terça-feira (22) e segue até quinta-feira (24), no auditório do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-bio) do Pará.

Representantes dos municípios de Baião, Brasil Novo, Castanhal, Novo Progresso, Novo Repartimento, Parauapebas, São Félix do Xingu, Tailândia, Uruará e Vitória do Xingu estão presentes no treinamento.

A metodologia do evento consiste em qualificar gestores e técnicos ambientais, por meio de oficinas e palestras, levando em consideração as principais demandas solicitadas pelas secretarias municipais de Meio Ambiente. O propósito desse projeto é fomentar a gestão ambiental nos 144 municípios do estado, priorizando os que estão com gestores que assumiram o cargo este ano.

Coordenadora de Ordenamento e Descentralização da Gestão Ambiental, Diana Castro afirmou que o treinamento é importante para o fortalecimento da gestão ambiental municipal, “uma vez que possibilita a qualificação do corpo técnico e consequentemente o aprimoramento das práticas executadas pelos gestores municipais”.

Marco Carrera, da Diored, relatou que mais de 100 técnicos de 36 municípios já foram instruídos e conheceram a legislação e procedimentos que fazem parte da gestão ambiental. “A secretaria tomou a iniciativa para realizar esses encontros, com o intuito de atender demandas municipais e fortalecer a gestão ambiental local”, disse.

O secretário de Meio Ambiente do município de Novo Repartimento, Márcio Dias, destaca que o treinamento é de grande importância para a conjuntura que envolve a esfera ambiental no município da região do Lago de Tucuruí. Ele ressalta que “todos os servidores devem estar devidamente preparados para saber como lidar com todos os procedimentos que a secretaria de seu município desenvolve”.

Representando o município da região Xingu, Brasil Novo, Erika Kelliane alegou que sentia necessidade dessa capacitação. “É um prazer participar dessa ação. Vejo que é fundamental este treinamento porque o município tem suas demandas e problemas, precisamos desse apoio e auxílio da Semas”.