Comando de Policiamento Ambiental integra Centro de Monitoramento do Pará

Belém, 21/8/2017 – As ações de comando e controle ambiental do Estado do Pará, desenvolvidas por meio do Centro de Monitoramento Ambiental (Cimam) estão mais fortalecidas. O motivo é a integração do Comando de Policiamento Ambiental (CPA), que no mês de agosto passou a ter sede no órgão. O Comando de Policiamento Ambiental foi idealizado em 2014 pelo Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA), com a proposta de atuação doutrinária e operacional em todas as regiões do Pará.

Tanto o batalhão, quanto o comando, são parceiros nas ações de comando e controle ambiental do Governo do Pará, cuja atuação é da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas). Por meio de Termo de Cooperação Técnica, o órgão ambiental já concedeu equipamentos para fortalecer o serviço de patrulhamento no combate aos crimes ambientais, como motocicletas e quadriciclos, entre outros, adquiridos do Fundo Estadual de Meio Ambiente (Fema).

O Coronel Mauro Pinheiro faz parte da equipe do Comando. Ele explica que “o comando nasceu com a junção do Batalhão e a Companhia de Policiamento Fluvial, com o objetivo de unir o policiamento ostensivo de proteção ao meio ambiente e o combate a atos ilícitos cometidos nos rios. Com a criação da CPA a estrutura mudou, ambos estão trabalhando juntas em um único objetivo”, conta.

Ele explica que quatro companhias serão criadas em breve no interior do Estado, nos municípios de Santarém, Parauapebas, Paragominas e São Félix do Xingu. Os locais escolhidos são estratégicos tendo em vista a integração com as Unidades Regionais da Semas e o registro de crimes ambientais nessas regiões.

“Além da parceria com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente, trabalharemos em conjunto com as secretarias municipais. Cada companhia terá a sua doutrina que é como cada órgão vai trabalhar no combate ao desmatamento e outros crimes ambientais. Estamos aproveitando o conhecimento produzido no Cimam para definir e organizar a estrutura administrativa e operacional que executaremos em conjunto com os outros órgãos”, ressaltou.

De acordo com o coordenador do Centro de Monitoramento, Daniel Mendes, nos próximos meses os policiais participarão de capacitações para análise das imagens fornecidas pelo sistema de satélite Planet, do projeto De Olho na Floresta, voltado ao monitoramento ambiental. “A proposta é que esse material também forneça subsídios para as operações do Comando, não só relacionada a crimes ambientais mas em outros âmbitos. Isso fortalecerá também as ações que já realizamos em conjunto Semas e Comando”, finalizou.

Ascom Semas

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Travessa Lomas Valentinas, 2717, CEP: 66093-677. Belém/Pará