Ação Verão marca último fim de semana de julho em Bragança e Salinas

Belém, 1/8/17 – Atividades de educação ambiental fizeram parte do último final de semana das férias escolares de 2017, em Bragança. O Projeto Ação Verão levou consciência ambiental aos veranistas e visou apoiar o desenvolvimento sustentável dos balneários do estado, orientando sobre poluição, descarte de lixo e outros tipos de impacto ao meio ambiente, como a poluição sonora. O encerramento da Ação Verão também ocorreu em Salinópolis, em estabelecimentos comerciais e entre pessoas que frequentam a Praia do Atalaia, principal ponto turístico do local.

Na última sexta (28), equipes da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) ministraram palestra sobre resíduos sólidos no auditório do Corpo de Bombeiros. No local, quase 40 crianças participantes do Projeto Escola da Vida (PEV), aprenderam sobre destino final do lixo, reciclagem e cuidados com o meio ambiente. A garotada ainda recebeu cartilha do meio ambiente e kits ambientais.

Segundo os organizadores, a parceria entre Semas e Semma de Bragança foi decisiva para o desenvolvimento das ações ambientais nas praias, de orientação aos veranistas. De acordo com o servidor Márcio Eokin, da Coordenadoria de Educação Ambiental da Semas, os veranistas foram bastante receptivos às equipes da ação. “Os próprios banhistas vinham até a gente, para pegar os kits ecológicos e mostraram interesse nas informações que repassamos. Isso foi muito bom de ver”, declarou.

No sábado (29), desde 8 h, os técnicos já estavam em campo com a blitz ecológica, conversaram com os motoristas e entregaram o lixocar, estimulando o descarte adequado do lixo. SEMAS, SEMMA Local e os alunos do PEV, fizeram abordagens e orientaram veranistas com jogos ecológicos e brindes. A programação de domingo também incluiu blitz ecológica na praia de Ajuruteua, bastante frequentada pelos veranistas.

Descontração responsável  – O que mais atraía a atenção dos veranistas, especialmente das crianças, era os jogos socioeducativos. Pinturas, desenhos e brincadeiras fizeram a diversão da criançada. Quem estava pela praia também fazia questão de falar e até tirar fotos com o educador “Tio Arroz”.

Salinas – Diversas atividades com enfoque na preservação do meio ambiente foram realizadas no fim de semana no município de Salinópolis, sendo que no primeiro dia houve um encontro com alunos do Projeto Escola da Vida (PEV) na Câmara Municipal, onde os técnicos da SEMAS ministraram a palestra “Mudanças Climáticas”, e apresentaram vídeo com as atividades realizadas na Ação Verão de 2016. Em seguida, a equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente – SEMMA de Salinopólis debateu “Desenvolvimento Sustentável”.

No sábado e no domingo houve blitz ambiental com distribuição de sacos para o descarte correto do lixo produzido na praia, sensibilização dos donos de comércios e atividades direcionadas ao público infantil: pintura facial, jogos, desenhos e apresentação teatral.

A ação foi desenvolvida pela Coordenadoria de Educação Ambiental – CEAM da SEMAS e contou com a parceria do Projeto Escola da Vida – PEV, do Corpo de Bombeiros; do Batalhão de Policiamento Ambiental – BPA e da SEMMA de Salinopólis.

Ao ser questionada sobre o desenvolvimento da ação, a veranista Élida Marques relatou: “acho muito importante, pois é uma forma de diversão para as crianças e também de chamar a atenção para a questão ambiental”.