Representantes do Tribunal de Contas do Estado visitam Centro de Monitoramento Ambiental

Belém, 28/07/17 – Representantes do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE), entre eles, a conselheira presidente Lourdes Lima, os conselheiros Odilon Teixeira e Luís Cunha, além do conselheiro substituto Edvaldo Souza, acompanhados de auxiliares e técnicos do órgão de controle, visitaram a estrutura do Centro Integrado de Monitoramento Ambiental (Cimam), em Belém, na quinta-feira (27).

A comitiva do TCE foi recepcionada pelo Secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Luiz Fernandes Rocha. Na oportunidade, os conselheiros conheceram a legislação executada pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), cuja apresentação foi feita pelo titular do órgão ambiental, junto ao secretário adjunto de Regularidade Ambiental, Thales Belo, e o diretor do Núcleo de Tecnologia da Informação, Cássio Rodrigues.

Algumas das principais ferramentas de gestão ambiental do Estado foram apresentadas, como é o caso do Licenciamento Ambiental Simplificado, ferramenta lançada recentemente que veio com a proposta de integrar bases de dados e modernizar o procedimento para emissão de licenças de forma ágil, transparente e simplificada. O destaque foi para o projeto ‘De Olho na Floresta’, novo sistema de monitoramento ambiental do Pará desenvolvido com atenção especial para os recursos florestais, dotado de um sistema automatizado que fornece alertas de alterações detectadas.

“O projeto De Olho na Floresta é uma plataforma de análise que auxilia desde o processo de licenciamento até o monitoramento ambiental, utilizamos tecnologia de ponta como imagens de satélite de alta resolução que garantem mais segurança técnica de apreciação nos projetos e da cobertura florestal”, destacou o Secretário Luiz Fernandes. Ele explica ainda que as informações obtidas são gerenciadas pelo Cimam e encaminhadas para outros Estados. “A transparência na área ambiental é uma marca do estado do Pará. Por isso fazemos questão de disponibilizar todos os dados das ferramentas na web e via mobile para consulta pública”, enfatizou.

A delegação do TCE mostrou boa impressão com a apresentação dos avanços do Pará na gestão ambiental. “Não fazia ideia de que tínhamos evoluído tanto na questão ambiental, que é tão importante. É um belíssimo trabalho, é ótimo que possamos ter a oportunidade de ter essa visão geral. Sabemos que a missão de fiscalizar nossos recursos é de todos, não só do órgão ambiental, então com certeza vamos pensar sobre como utilizar o instrumento oferecido”, comentou o conselheiro Luís Cunha.

Lourdes Lima, conselheira presidente, parabenizou a atuação do Estado. “Realmente a evolução na questão ambiental é grande, todos estão de parabéns. Agradecemos a disponibilidade da equipe em nos receber, gostamos de ver in loco o funcionamento de um centro como esse, importante para o nosso Estado. Gostaríamos de nos disponibilizar para uma parceria, estamos de portas abertas e podemos apoiar no que for preciso com essas ferramentas”, finalizou.

Ascom Semas

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Travessa Lomas Valentinas, 2717, CEP: 66093-677. Belém/Pará