Técnicos da Semas são capacitados para condução de oficinas

 

Belém, 13/07/2017 – Técnicos da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) participaram, nesta quinta-feira (13), da palestra “Participação Social e Facilitação”, promovida pelo Instituto Dialog. O objetivo da ação foi qualificar os servidores do órgão gestor ambiental do Pará.

O evento foi ministrado pelo vice-presidente do Instituto Dialog, Sérgio Marcondes, que na ocasião apresentou métodos de mediação que podem ser utilizados nas oficinas colaborativas dos processos de licenciamento de grande empreendimentos. “Esse encontro tem o objetivo de criar ferramentas para os técnicos da Semas trabalharem com a participação social, facilitação de grupo, mediação e construção de acordos coletivos. Temos uma parceira com a Semas muito consolidada, estamos atuando em várias frentes e já conseguimos ver resultados importantes dessa união.”, afirmou.

A ação foi destinada, principalmente, aos técnicos da Diretoria de Licenciamento Ambiental (DLA), que comemoraram a inciativa e classificaram o bate-papo como de extrema importância. “Esse diálogo é importante porque amplia o nosso conhecimento e faz com que os servidores estejam capacitados para participar das consultas públicas. Com essa qualificação aprendemos que o interesse comum deve prevalecer”, declarou a servidora Patrícia Cabral.

A Semas atua com o Instituto Dialog sob o ponto de vista socioeconômico e da participação social nos processos de licenciamento e implementação de grandes empreendimentos.  As oficinas colaborativas são uma das principais ferramentas para este processo, sendo uma forma de consulta pública que fornecem subsídios para os técnicos na análise do caso.

Ascom Semas

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Travessa Lomas Valentinas, 2717, CEP: 66093-677. Belém/Pará