Projeto Ação Verão leva educação ambiental aos balneários

  

 

 

Salinópolis, 10/07/2017 – Para incentivar a conscientização ambiental entre os banhistas que aproveitam o veraneio nos balneários, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) realiza o projeto Ação Verão 2017, que percorrerá diversos municípios paraenses durante o mês de julho. O projeto iniciou neste final de semana pela praia do Caripi, no município de Barcarena, e praia do Atalaia, em Salinópolis – neste último, serão desenvolvidas atividades durante todos os finais de semana.

Na praia do Chapéu Virado, em Mosqueiro, será realizado entre os dias 14 e 17. A programação seguinte ocorrerá na ilha de Algodoal, no município de Maracanã, no período de 21 e 24 e chegará ao fim na Praia de Ajuruteua, em Bragança, entre os dias 28 e 31 de julho.

Desenvolvida pela Diretoria de Ordenamento, Educação e Descentralização da Gestão Ambiental (Diored) da Semas, a ação levou a Salinópolis palestras, realizadas na Câmara Municipal de Salinópolis, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), que contou com a participação de crianças e adolescentes do Programa Escola da Vida (PEV) do Corpo de Bombeiros.

Na ocasião, os jovens aprenderam sobre a importância da destinação adequada de resíduos sólidos em ambientes praianos e a prática da coleta seletiva. O técnico em gestão pública da Semas, Vinícius Silva, comandou o debate sobre resíduos sólidos e comentou sobre a importância da iniciativa. “Sabemos que o lixo é um problema constante, muitas vezes descartamos de forma incorreta nossos resíduos e eles acabam poluindo o ambiente ao nosso redor. Em regiões litorâneas como Salinas, então, esse problema é bem comum em época de férias e prejudica muito os animais marinhos. Portanto, considero a oportunidade fundamental para que esses jovens aprendam desde cedo as consequências que isso causa e a importância de reaproveitar materiais reciclando e praticando a coleta seletiva. Estamos disseminando a conscientização ambiental”, ressaltou.

Sargento do Corpo de Bombeiros, Franci Robert acompanhou os meninos do projeto Escola da Vida. “O projeto funciona há mais de 20 anos e atendemos vários municípios. São mais de três mil crianças participando em todo o Pará. Todo ano levamos eles para a praia para participar dessas ações, achamos que é importante, pois são atividades socioeducativas que ensinam a conscientização ambiental. É uma ação de aprendizagem fundamental que só tem a somar para o conhecimento desses alunos”.

A secretária de Meio Ambiente de Salinópolis, Cynthia Sena, também foi prestigiar a ação. “Aqui trabalhamos com um programa chamado ‘Salinas mais limpa, segura e sustentável’, voltada para limpeza do município e das praias, feita em conjunto com a Secretaria de Turismo. Já estamos caminhando para implantar a coleta seletiva e os trabalhadores de barracas são cadastrados e responsáveis por manter a área limpa. Fazemos um trabalho de fiscalização intenso com a Prefeitura e estamos felizes pela integração com o Estado nesta Ação Verão. Damos os parabéns a Semas e esperamos promover muitas outras ações juntos”, comentou.

No sábado, 8, e domingo, 9, a mobilização foi realizada na praia do Atalaia, com apoio da Semma, Corpo de Bombeiros e Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA) da Polícia Militar. Enquanto a banda formada por jovens do programa Escola da Vida do polo de Capanema animava a ação tocando para os banhistas, outros grupos participaram da distribuição de informativos da Tábua das Marés e sacolas para lixo que foram entregues aos banhistas e donos de barracas.

A sensibilização dos veranistas também ocorreu através da Blitz Educativa, que distribuiu lixo car, e gincana com o jogo Amigo do Meio Ambiente, voltado para crianças. O filho da banhista Siane Borges, de apenas 5 anos, foi uma das crianças que participaram da atividade. A mãe parabenizou a iniciativa. “Eu gostei muito da iniciativa e meu filho também adorou, é uma brincadeira saudável e educativa. Minha família sempre teve o hábito de recolher o próprio lixo da praia, sabemos como é importante e incentivamos os outros a fazer o mesmo. Dou os parabéns aos envolvidos”.

João Gabriel, de 13 anos, também participou do jogo educativo e conta que compreendeu a importância. “Muitas vezes jogamos lixo na praia e não nos preocupamos com o meio ambiente, depois da ação eu aprendi que temos que tomar cuidado. Eu gostei da ação”, destacou.

O coordenador da ação em Salinas, Kleiton Macedo, avaliou a atividade como positiva. “Conseguimos mobilizar muitas pessoas, envolvendo jovens e adultos, e tivemos um apoio fundamental de outros órgãos, então acredito que foi um sucesso. Essa ação é um instrumento importante de conscientização ambiental e representa a missão da Semas. Acabamos a primeira etapa, mas nos próximos finais de semana vamos continuar trabalhando em Salinas e em outras praias do estado para desenvolver esse trabalho de educação ambiental e alcançar o máximo de pessoas possível”.

Barcarena

Além de Salinas, as atividades lúdicas do Ação Verão deste final de semana foram promovidas também na praia do Caripi, em Barcarena. Sob o comando de técnicos da Semas, a programação também consistiu em distribuição de material educativo, gincana e apresentação teatral do palhaço Tio Arroz – interpretado pelo arte educador e servidor da secretaria Márcio Eokin.

Ascom Semas

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Travessa Lomas Valentinas, 2717, CEP: 66093-677. Belém/Pará