Escolas do Marajó participam da Feira de Ciências na floresta de Caxiuanã

Belém, 10/7/17 – Representantes da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) participaram da Feira de Ciências na Floresta Nacional (Flona) de Caxiuanã, da Estação Científica Ferreira Penna, do Museu Paraense Emílio Goeldi (Mpeg), no município de Melgaço, na ilha de Marajó, no período de 20 de junho a 3 de julho. Técnicos da Semas acompanharam a equipe do Museu nas exposições de projetos de alunos e professores de escolas que funcionam na Flona, com o objetivo de avaliar e propor melhorias relacionadas à temática ambiental.

Os técnicos da Semas, José Reinaldo Carvalho e Gilton Moura, estiveram na Feira, que envolveu estudantes e professores de 13 escolas das comunidades da Flona de Caxiuanã, com apresentações culturais dos projetos de educação ambiental, teóricos e práticos in loco, tratados de forma lúdica e pedagógica relacionados com o modo de vida dos moradores da floresta.

Durante a realização do evento, um momento de confraternização dos moradores ribeirinhos envolveu os municípios marajoaras de Portel e Melgaço, por meio das escolas rurais desses locais. Este ano, o tema central ‘A matemática está em tudo’ sensibilizou alunos e professores para a transversalização desse tema com as demais disciplinas no processo ensino-aprendizagem, através da educação ambiental no campo.

A Feira de Ciências da Flona de Caxiuanã contemplou os projetos Roçado Sustentável, Plantas Medicinais, Artesanato Resgatando a Cultura do Caboclo, Projeto Timbó, Plantas Frutíferas, Energias Renováveis, Reciclagem na Escola, Farmácia Natural, Da Flor do Mururé ao Temível Barranco e o da Mandioca Raiz do Pracupi.

O professor Jon Cardoso, na condição de avaliador dos projetos, considera que “para que a feira aconteça de maneira plena, a gente tem que se perguntar o que se pode fazer mais. Essa é uma pergunta que cada professor de projeto tem que se fazer para que tudo dê certo. Por isso a feira, sem dúvida, é um sucesso”, avalia.

Ascom Semas

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Travessa Lomas Valentinas, 2717, CEP: 66093-677. Belém/Pará