Semas promove Ação Verão 2017 com atividades socioeducativas e cuidados com o meio ambiente

Belém, 05/07/17 – No mês de julho, período de férias escolares, os paraenses se deslocam para os balneários do Estado do Pará. Com a finalidade de incentivar práticas sustentáveis durante o verão de 2017 e sensibilizar quanto à preservação do meio ambiente, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) promoverá uma série de atividades educativas nos balneários de Salinópolis, Barcarena, Mosqueiro, Algodoal e Bragança.

A ação consiste em atividades de educação ambiental, como gincanas, oficinas abertas de pintura, colagem, desenhos em papel, pintura de rosto, sensibilização por meio de desempenho teatral, shows ecológicos (ecos-shows) e blitzes educativas, com distribuição de cartilhas, materiais explicativos e sacolas para colocar lixo. Todas essas atividades serão feitas em pontos estratégicos para não atrapalhar o trânsito, de acordo com orientação e parceria do órgão de trânsito local. O público são os veranistas, desde turistas até trabalhadores do comércio local, como donos e funcionários de bares, restaurantes e barracas.

Para a gerente de Articulação e Difusão da Educação Ambiental da Semas, Deiliany Souza, o principal objetivo da ação é sensibilizar a sociedade quanto à destinação correta dos resíduos sólidos, uso racional dos recursos hídricos e demais temáticas relacionadas à conservação do meio ambiente. “Essa ação é um instrumento importante para a proteção da natureza e o uso racional do patrimônio natural do nosso estado. Além disso, representa a missão da Semas no que se refere ao desenvolvimento sustentável assegurando a conservação do meio ambiente”, afirmou.

Programação – Em Salinópolis, na Praia do Atalaia, as atividades socioeducativas acontecerão em todos os finais de semana do mês de julho. Na Praia do Caripi, em Barcarena, a ação acontece entre os dias 7 e 10. A etapa seguinte ocorrerá em Mosqueiro, na Região Metropolitana de Belém, entre os dias 14 e 17. A ação será de 21 a 24 de julho na ilha de Algodoal, no município de Maracanã, desenvolvida em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio). A programação chega ao fim na Praia de Ajuruteua, em Bragança, entre os dias 28 e 31 de julho.

Parceria – Essas atividades fazem parte do Projeto Ação Verão, realizado desde 2009 pela Semas nos principais balneários do Pará. Neste ano, o projeto será desenvolvido em parceria com o Programa Escola da Vida (PEV), do Corpo de Bombeiros. O programa é voltado para crianças e adolescentes e atua com atividades socioeducativas, para prevenir a violência e a criminalidade.

Confira as datas da ação no mês de julho:

07 a 10/07 – Salinópolis (Praia do Atalaia) e Barcarena (Praia do Caripi)

14 a 17/07 – Salinópolis (Praia do Atalaia) e Mosqueiro (Praia do Chapéu Virado)

21 a 24/07 – Salinópolis (Praia do Atalaia) e Algodoal (Praia de Algodoal)

28 a 31/07 – Salinópolis (Praia do Atalaia) e Bragança (Praia de Ajuruteua)

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Travessa Lomas Valentinas, 2717, CEP: 66093-677. Belém/Pará