Semas realiza teste de balneabilidade nas praias paraenses

Belém, 26/06/17 – A Diretoria de Recursos Hídricos (Direh) da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) iniciará, na próxima segunda-feira, 26, os testes de balneabilidade nas praias do Estado, que seguirá até a quarta-feira, 28. A coleta será feita pelos técnicos da Semas e o resultado será apresentado pelo Laboratório Central do Estado do Pará (Lacen).

O objetivo dessa ação é informar os frequentadores das praias sobre a qualidade da água, que deve estar de acordo com as exigências da resolução de nº 274/2000 do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama). Um dos parâmetros de qualidade em termos sanitários para que as praias sejam utilizadas envolve a densidade de bactérias.

Serão coletadas amostras nas praias do Farol Velho, Atalaia e Corvina, localizadas no município de Salinópolis; de Ajuruteua, no município de Bragança e também dos municípios de Barcarena, Abaetetuba e Marapanim. Caso os resultados indiquem poluição ou contaminação, os órgãos de controle ambiental poderão interditar a praia, a fim de garantir a saúde e segurança dos banhistas.

A população pode ajudar a não contaminar o meio ambiente ao não levar animais para os balneários, evitar lixo no chão e não fazer necessidades fisiológicas nas praias, entre outros cuidados.

Programação

Dia 26, entre 8h e 17h – Coleta
Local: Barcarena e Abaetetuba

Dia 27, entre 8h e 17h – Coleta
Local: Marapanim

Dia 27, entre 8h e 17h – Coleta
Local: Praia de Ajuruteua localizada em Bragança

Dia 28, entre 8h e 17h – Coleta
Local: Praia do Farol Velho, Atalaia e Corvina localizadas em Salinópolis

Ascom Semas

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Travessa Lomas Valentinas, 2717, CEP: 66093-677. Belém/Pará