Servidores promovem educação ambiental no município de Piçarra

Belém 20/06/17 – Atendendo a um convite da Prefeitura Municipal de Piçarra, na região Sudeste do Pará, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) por intermédio da Coordenadoria de Educação Ambiental (Ceam), participou do XX Torneio de Pesca Esportiva de Piçarra – TORPEP, nos dias 15, 16 e 17 de junho, na Vila de Itaipavas, localizado às margens do Rio Araguaia.

No evento, a técnica em Gestão Ambiental, Deise Oliveira, e o arte-educador Márcio Eokin, desenvolveram ações de Educação Ambiental com as crianças da Vila de Itaipavas. Foram vários jogos e atividades lúdicas que animaram e trouxeram conhecimento à criançada, tais como jogo amigo do Meio Ambiente, teatro de fantoches, contação de histórias, coleta de resíduos sólidos no entorno do evento, pintura gráfica e facial, além de encenação. “Procuramos desenvolver ações de educação ambiental de forma pedagógica com as crianças. Trabalhamos o lúdico, atividades competitivas para que semeemos a conscientização e despertamos a sensibilização de preservação ambiental”, enfatiza Márcio.

A parceria entre Semas e prefeituras auxilia em diversos aspectos relacionadas à gestão sustentável dos recursos naturais e à preservação do meio ambiente, educando as crianças. “Elas se divertiam brincando e capturaram rapidamente a ideia de preservar o ambiente onde vivem. As atividades oferecidas para a ação foram estrategicamente colocadas em prática voltando a atenção para as crianças”, enfatiza o arte-educador.