Ação “Rios da Amazônia Livres do Lixo” trabalha a educação ambiental de moradores e visitantes

Belém, 19/06/17 – No último sábado, 17, técnicos da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) participaram da ‘Ação Rios da Amazônia Livres do Lixo’, iniciativa da Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e da Sociedade Amigos da Marinha (Soamar), com o apoio da Marinha do Brasil. A equipe da secretaria, que atua em projetos variados de educação ambiental, fez a coleta do lixo, erroneamente descartado nos rios da Baia do Guajará. O projeto consiste na atuação efetiva em prol de rios mais limpos. Além da retirada efetiva de materiais descartados nas águas, as atividades ainda englobam debates, palestras, encontros e oficinas, incentivando a consciência ambiental.

Servidor do núcleo de coordenação de Educação Ambiental da Semas, o administrador Reinaldo Carvalho enfatizou que o projeto objetiva conscientizar sobre a necessidade de preservação dos recursos naturais. “Nós fizemos a distribuição de sacos para coleta de lixo de uma forma adequada, para eliminar a destinação incorreta, sejam nos rios ou às margens dos rios”, ponderou. Para Reinaldo, a ação teve como meta a sensibilização, principalmente, dos condutores de moto náutica, de embarcações, assim como da população ribeirinha.

Neste final de semana, o projeto englobou a chamada Belém Insular, que possui um total de 39 ilhas. Atividades relacionadas a pesca e turismo fazem parte da economia dessas regiões. Por isso, os rios limpos são essenciais. “A questão é importante para todos nós: quem mora em Belém, quem mora no estado do Pará. Nós somos os primeiros a procurar zelar pela limpeza, que repercute nos rios. O turismo se beneficia nesse processo. Mas antes de trabalharmos eminentemente para o turismo, é importante que nós tenhamos a consciência de não sujar”, defende o secretário de Turismo, Adenauer Góes. Nesse contexto, foi trabalhada a consciência ambiental também de comerciantes da área. Adenauer ressaltou que representantes de restaurantes ribeirinhos foram capacitados para preservar o meio ambiente. “São vários restaurantes nas diversas ilhas do entorno de Belém que estão tendo cursos também de como não poluir os rios através de atividades de gastronomia”, ressaltou o titular da Setur.

O comandante do 4º Distrito Naval da Marinha, Alípio Rodrigues reiterou que a ação, além de efetivamente trabalhar pela limpeza dos rios, busca a prevenção.  “O projeto é muito importante porque ele visa conscientização da nossa sociedade, da população ribeirinha, dos que praticam esportes náuticos, de que os nossos rios devem ficar limpos. E que todos nós temos o dever, não só de trabalhar pra isso, mas de conscientizar as demais pessoas. Este trabalho é de prevenção, que é muito importante”.

Ação Verão – Na Semas, a caravana de apoio aos rios irá prosseguir, sobretudo, com a chegada do verão amazônico e das férias escolares, quando os balneários ficam mais movimentados. As ações serão levadas a outras regiões do estado como uma forma de ampliar a conscientização a favor do meio ambiente. “Vamos trabalhar as regiões de integração que possuem essa mesma realidade, como Marabá e Santarém, que também é impactada pelo descarte de resíduos”, adianta a coordenadora Educação Ambiental, Sineide Wu. “Além disso, iremos continuar um projeto que já existe dentro da Semas, que é o Ação Verão, que vai trabalhar essas questões com a comunidade mais jovem. Vamos dar palestras em oito praias durante quatro finais de semana, englobando regiões de Salinas, Bragança, Mosqueiro e Algodoal”, informou Sineide.

Ascom Semas

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Travessa Lomas Valentinas, 2717, CEP: 66093-677. Belém/Pará