Programa Pará 2030 foi apresentado em Tucuruí

Belém, 12/06/17 – O secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Luiz Fernandes Rocha, integrou a comitiva do Governo do Estado na apresentação do Programa Pará 2030 às autoridades e empresários de sete municípios da região do Lago de Tucuruí, na noite da última quinta-feira, 8, na sede da Associação Comercial e Industrial de Tucuruí (ACIT).

O Pará 2030 é o planejamento estratégico do Estado para os próximos 15 anos, priorizando a verticalização da produção e diversificando a economia, tendo um foco regionalizado, considerando a vocação natural das regiões de integração do Pará. As principais ações a serem desenvolvidas e apoiadas pelo Governo do Pará estão alinhadas com foco nos cinco eixos previamente definidos no Programa, que são Marca Amazônia; Atração de Investidores; Capacitação e Formação; Regularização e Licenciamento Ambiental; Regularização Fundiária.

O Produto Interno Bruto (PIB) per capta do Pará – a soma das riquezas produzidas no Estado, dividida pela população – é de R$ 15,2 mil, enquanto a média nacional é quase o dobro: R$ 26,5 mil. A intenção é elevar os níveis de produção em direção à meta de crescimento de 5,3% ao ano, para igualar o Produto Interno Bruto (PIB) estadual ao PIB per capita nacional até 2030. Um total de 23 cadeias econômicas foram estudadas, sobretudo as de maior potencial de crescimento, geração de renda e empregos, e delas 14 foram eleitas para receber ações prioritárias.

Estiveram também presentes na sede da ACIT os secretários adjuntos estaduais Maria Amélia (de Ciência e Tecnologia) e Joy Colares (de Turismo); o presidente da Companhia de Desenvolvimento do Estado, Olavo das Neves; a presidente da Junta Comercial do Estado, Cilene Sabino; o presidente da Associação Comercial do Pará, Fábio Lúcio; o presidente do Instituto de Terras do Pará, Daniel Lopes; o presidente do Ideflor-Bio, Thiago Valente; a deputada estadual Eliane Lima; o vice-presidente da Federação de Agricultura e Pecuária, Jahyr Seixas; o gerente do Sebrae, Marcelo Araújo; o prefeito de Tucuruí, Jones Williams; e o presidente da ACIT Marcelo Silva.

Com informações do Ideflor e Sedeme