Semas desenvolve projeto para fortalecer Gestão Ambiental

Belém, 09/06/17 — Para fortalecer a gestão ambiental, a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), por meio da Gerência de Articulação e Difusão da Educação Ambiental (GDAM), promoveu a 5ª da Educação Ambiental, na quinta-feira (8), tendo como palco o auditório do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor – bio). Alunos da Universidade Federal do Pará (UFPA) e Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) participaram do debate e absorveram informações sobre a atuação do Programa Municípios Verdes no estado.

O secretário Extraordinário do Programa Municípios Verdes, Justiniano Netto, falou sobre o tema “A importância dos Municípios Verdes na Gestão Ambiental do Estado do Pará”. Na ocasião, o palestrante comentou sobre o objetivo prioritário do programa, que é combater o desmatamento no Estado e fortalecer a produção rural sustentável. “Por meio de ações estratégicas de ordenamento e gestão ambiental, com foco em pactos locais, monitoramento do desmatamento, na implantação do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e na estruturação da gestão ambiental dos municípios participantes”, detalhou. O secretário considerou louvável a iniciativa da 5ª da Educação Ambiental. Para Justiniano, o debate é salutar para o fortalecimento da gestão ambiental.

A servidora Klycia Vilhena reiterou que a edição da 5ª ambiental fortalece o público externo. “Ficamos felizes em poder contribuir para a qualificação técnica de nossos servidores e da sociedade. Estamos abertos para receber a população em geral”.

Municípios – A 5ª Ambiental é realizada mensalmente e tem a missão de promover a educação ambiental. Esta edição concluiu um projeto amplo, que englobou debates durante a Semana Mundial do Meio Ambiente. Municípios como Santa Bárbara, Santa Maria, Concórdia do Pará, Santa Izabel, Piçarra e Tucuruí receberam comitivas da Semas para abordar assuntos ambientais. Palestras, oficinas, seminários, capacitações são realizadas de forma integrada, com o objetivo de obter uma perspectiva crítica em busca de uma gestão sustentável e educadora. O público que acompanhou o projeto foi infantojuvenil, professores, técnicos, diretores de escola, estudantes de graduação e pós-graduação e sociedade civil.

As ações desenvolvidas têm o papel de difundir e articular a educação ambiental no estado, por meio de programas e projetos que atendam às necessidades locais. Os temas abordados foram variados, entre eles, educação ambiental na escola, na gestão municipal e nas unidades de conservação; boas práticas de uso de energia, resíduos sólidos, utilização de materiais reciclados, difusão da educação ambiental, importância dos Municípios Verdes na gestão ambiental do Pará e Cadastro Ambiental Rural.

Para a pedagoga e técnica em gestão de Meio Ambiente, Daniela Silva, a educação ambiental é um importante instrumento. “Trabalhamos para perpassar de forma transversal pelos demais instrumentos da gestão, como a fiscalização, licenciamento, recursos hídricos, ordenamento ambiental, entre outros, vislumbrando o fortalecimento do Sistema Estadual de Meio Ambiente e o enraizamento da educação ambiental”, afirmou.