Onças resgatadas durante operação SOS Gavião Real ganham lar no Espírito Santo

Belém, 09/06/17 – Duas onças-pretas (Panthera Onca) que foram resgatadas durante a Operação SOS Gavião Real, realizada no final do mês de maio, ganharam lar. Esta semana uma equipe de fiscalização ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) foi até o município de Capitão Poço, nordeste paraense, para retirar os animais que estavam sendo mantidos em um mantenedouro e encaminhá-los para o Zoológico Park das Montanhas, no Espírito Santo.

Os felinos foram examinados por uma veterinária da Universidade Federal do Tocantins (UFT), a Professora Ana Paula Gering, que fez os procedimentos de anestesia para que os animais fossem transportados. Devido o confinamento em recinto impróprio, eles precisaram de cuidados médicos que foram prestados pela equipe presente. No novo lar, a alimentação dos animais será orientada por profissionais qualificados no zoológico.

Além das duas onças, anteriormente outros 157 animais silvestres foram resgatados durante a Operação SOS Gavião Real, promovida pela Diretoria de Fiscalização da Semas, realizada em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-bio) e Universidade Federal do Pará (UFPA). Entre as espécies estavam gaviões, macacos, quati e quelônios, que foram destinados para instituições como Mangal das Garças, Parque Zoobotânico de Carajás e Centro Nacional de Primatas, cumprindo determinação judicial.

Orientações – O resgate de animais silvestre é uma das várias áreas de atuação da fiscalização ambiental da Semas, que sempre orienta a população a buscar auxílio do órgão em caso de localização dos animais em áreas urbanas, atropelados em estradas ou em condições de maus tratos e aprisionamento. O Batalhão de Policiamento Ambiental e a Delegacia de Meio Ambiente do Pará também atuam no resgate e fiscalização.

Ascom Semas

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Travessa Lomas Valentinas, 2717, CEP: 66093-677. Belém/Pará