Com público variado, Corrida e Caminhada Sustentável se consolida no calendário esportivo paraense

Belém, 07/06/17 – O relato de Tereza Monteira indica que ela começou a praticar esportes somente aos 46 anos. No entanto, se ela começou de forma tardia, pode-se dizer que a aposentada recuperou o tempo perdido. Exatos 20 anos depois, já na faixa da melhor idade, ela celebra a participação em uma competição que reuniu aproximadamente três mil competidores – a Corrida e Caminhada Sustentável 2017, promovida pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas). “O sedentarismo não está com nada, todos devem começar a caminhar e se cuidar desde cedo, para chegar à minha idade com o todo o pique (risos)”, disse, aos risos. Para Tereza, a dica é praticar atividade física em todas as fases da vida. “Na terceira idade, pode até ser mais importante”, ressalta. Ela tem acompanhamento de um educador físico e, portanto, dedica pelo menos uma hora diária para se movimentar de forma equilibrada e coordenada.

E foi justamente para incentivar hábitos saudáveis, além de trabalhar a conscientização da sociedade em torno da preservação do meio ambiente, os objetivos desta programação, realizada no ultimo domingo (04), no Portal da Amazônia. A ação foi o auge da comemoração por parte da secretaria em alusão ao dia mundial do meio ambiente, lembrado todo dia 5 de junho, depois que a data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU).

O jovem João Pedro, de 15 anos, entendeu o recado. Ele participou pela primeira vez da corrida, que este ano, esteve na sua segunda edição. João foi campeão nos Jogos Estudantis Paraenses (JEPs) na categoria, treinando desde os 13 anos. “Eu tenho certeza que é importante termos uma rotina mais saudável”, enfatiza o adolescente. Além de participantes que buscam qualidade de vida, a corrida também reuniu quem trata o esporte com mais seriedade. Diversos grupos de corridas, academias e turmas de amigos fizeram o que se convencionou chamar de inscrições coletivas. O coronel Roberto Campos uma das lideranças do grupo Runners, da Polícia Militar do Pará, foi enfático. ”Participamos de várias corridas e não poderíamos ficar de fora desta”, disse. O Runners foi criado em 2014 e trabalha a qualidade de vida por meio da prática esportiva. Uma destas, é a prática regular de corridas e caminhadas para auxiliar no condicionamento físico. Até um Re-Pa foi possível observar entre os integrantes da equipe Papão Léguas e Remo Runners. Porém, eles afirmaram que não existe rivalidade entre as equipes, pois há o mesmo propósito, que é incentivar a qualidade de vida melhor, praticando esportes.

Já Marli Oliveira revela que já participou de inúmeras corridas. “Esta foi excelente e deveria servir de exemplo para as outras, já que a organização foi impecável. Já estou ansiosa para a próxima”. O sucesso da corrida e da caminhada fizeram com que o secretário da Semas mantivesse o desejo de realiza-la anualmente. “Essa é uma das ações que não temos mais como deixar de realizar, já entrou no calendário e foi muito bem aceita pela população e também pelos corredores de rua e atletas, tanto que agora já serve como ranking para eles, sendo que entrou no calendário oficial de corridas de rua do Estado”, detalhou o secretário da Semas, Luiz Fernandes Rocha.

A largada ocorreu às 6h e teve o percurso de aproximadamente 10 km, passando pelos bairros da Cidade Velha e Jurunas, Jorge Reis concluiu o trajeto em 29 minutos e 4 segundos, conquistando o primeiro lugar na categoria masculino. Em segundo lugar, Manoel Oliveira (30’35’’) Pedro Henrique dos Santos (31’13’’) foi o terceiro. Na categoria feminina, Regiane Klautau encabeçou a lista, concluindo a prova em 38 minutos e um segundo. A vitória de Regiane também foi um triunfo pessoal. “Eu sofria muito preconceito por ter uns quilos a mais e resolvi mudar isso. Iniciei fazendo caminhada, depois corridas curtas e agora estou aqui. Espero me profissionalizar, já que estou muito satisfeita com o meu resultado e mais ainda com essa corrida, que foi muito bem estruturada e organizada”. Compuseram o pódio feminino Maria da Silva (38’19’’) e Suzanira Santos (39’26’’).

Os primeiros cinco colocados, na categoria feminino e masculino, ganharam troféus e medalhas. Já os demais participantes ganharam medalhas. Após a corrida, foi realizado uma aula de dança para incentivar ainda mais a prática da atividade física. A Corrida e Caminhada Sustentável teve auxílio de entidades públicas como a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), Marinha, Exército, Polícia Militar, Guarda Municipal. Secretaria de Estado e Saúde Pública.

Ascom Semas

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Travessa Lomas Valentinas, 2717, CEP: 66093-677. Belém/Pará