Secretários e servidor da Semas ganham Prêmio Qualidade de Vida Ambiental

Belém, 06/06/17 – O secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Luiz Fernandes Rocha, o secretário adjunto de Gestão e Regularidade Ambiental, Thales Belo e o assessor, lotado no Centro Integrado de Monitoramento Ambiental (Cimam), Nilton Atayde, receberam o Prêmio Qualidade de Vida Ambiental no Pará, destinado a pessoas, empresas e entidades que se destaquem na promoção de ações socioambientais. Instituído por meio do Projeto de Resolução 01/2013, de autoria do deputado Raimundo Santos, o Prêmio Qualidade de Vida Ambiental no Pará concede aos agraciados diploma de menção honrosa e outorga de medalha. A condecoração foi realizada na manhã desta segunda-feira, 5, na Assembleia Legislativa do Pará, como parte das celebrações relativas a Semana do Meio Ambiente e ao Dia Mundial do Meio Ambiente.

Em seu discurso, o titular da Semas, Luiz Fernandes fez questão de cumprimentar e dividir a comenda com os secretários de meio ambiente do Estado do Pará. “O trabalho que vem sendo desenvolvido não seria possível isoladamente. Quero também agradecer a gentileza dessa casa, e reafirmar que estamos sempre dispostos a conversar, ouvir”, disse, prosseguindo. “A defesa ambiental é de todos nós e que possamos fazer isso de uma maneira sustentável. Assim, teremos um meio ambiente muito melhor”, afirmou. Luiz Fernandes enfatizou que a executiva estadual observa a questão ambiental, correlacionando sustentabilidade a diminuição da pobreza e desigualdade social. “É preciso mencionar que não se pode falar em meio ambiente com qualidade se não tiver redução de pobreza e desigualdade. Um dos maiores degradadores da natureza é a pobreza. Portanto, é preciso desenvolver e desenvolver de uma maneira sustentável”. Outra diretriz ressaltada foi a descentralização da gestão ambiental, sendo que a Semas promove a capacitação de gestores municipais. “Hoje, temos 110 municípios com a sua gestão descentralizada”, detalhou. O secretário também ponderou que a missão da Semas é trabalhar com transparência e celeridade. “O Estado tem trabalhado de forma pró-ativa e isso só foi possível em razão da criação do Centro Integrado de Monitoramento. Com o Centro, podemos acompanhar todas as atividades que estão sendo licenciadas. O Estado estará monitorando, inclusive, o licenciamento do município, que é abaixo de dois mil hectares”.

O secretário adjunto de Gestão e Regularidade Ambiental, Thales Belo, avaliou como nobre o ato da Assembleia Legislativa do Estado em reconhecer o trabalho de profissionais que atuam na causa ambiental. “O prêmio vai ao encontro de todas as ações até então desenvolvidas pelo Pará, por meio da Semas, quando o assunto é a busca pela qualidade de vida, em uma visão desenvolvimentista e sustentável de nosso Estado. Também é um reflexo de todo trabalho de uma grande equipe que atua alinhada e com responsabilidade”, declarou.

O assessor Nilton Atayde também ponderou o trabalho desenvolvido pela Semas. “Fico satisfeito em receber esta homenagem. E é apenas uma extensão do trabalho que é feito pela secretaria, que vem dando uma nova dinâmica a área ambiental, isso está provado com a aquisição de equipamentos e com o moderno Centro de Monitoramento Ambiental”. Atayde já atuou como diretor da Divisão Especializada em Meio Ambiente (Dema) da Polícia Civil.

O deputado Raimundo Santos elogiou a atuação dos homenageados, destacando que todos trabalham pela preservação do meio ambiente. Já o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Pará, Márcio Miranda, parabenizou a secretaria pelas ações e avanços, inclusive, detalhando aspectos relacionados a transparência e celeridade. Para ele, é possível destacar que a Semas desenvolve ações para desenvolver sem desmatar e com qualidade. “É uma honra recebê-los. E é nosso dever reconhecer. O secretario Luiz Fernandes mantém o diálogo, o debate e sempre registra a sua presença. Para o parlamento, isso é de um valor inestimável. Significa que o secretário é um democrata na sua essência”.