Corrida e Caminhada Sustentável reúne mais de três mil pessoas

Belém, 04/06/17 – Mais de 3 mil pessoas acordaram bem cedinho, na manhã deste domingo (4), para dar vida a II Corrida e Caminhada Sustentável da Semas (Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade), que acontece pelo segundo ano consecutivo. Alusiva ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, ela antecede a data, instituída desde 1972, pela Organização das Nações Unidas (ONU).

O evento teve a participação de cooperativas de catadores de lixo, que puderam recolher, ao longo do percurso da prova, cerca de 4 mil copos de água, entregues pelos próprios corredores, que foram orientados sobre a importância da coleta seletiva e do descarte do material. O evento culminou com o plantio de uma muda de Ipê no canteiro central do Portal da Amazônia, escolhido como ponto de partida e chegada da prova.

A largada ocorreu pontualmente às 6h e o percurso de 10 quilômetros pelos bairros do Jurunas e da Cidade Velha, foi atingido pelo primeiro colocado logo aos 29 minutos e quatro segundos. O vencedor foi Jorge Reis, da equipe Atletas do Parque do Utinga. Em segundo, Manoel Oliveira e Pedro Henrique dos Santos. Entre as mulheres, a primeira foi Regiane Klautau, que fechou a prova aos 38 minutos, seguida por Maria da Silva e Suzanira Santos.

“Nessa segunda corrida sustentável podemos ver o quanto o evento evoluiu. Na passada tivemos 1,5 mil pessoas e agora dobramos esse número. A participação foi muito grande e mostra que o evento veio para ficar”, comemorou o secretário da Semas, Luiz Fernandes Rocha. Ele conta que a ideia da corrida foi dos servidores da Secretaria e parabeniza-os pela iniciativa. “Essa é uma das ações que não temos mais como deixar de realizar, já entrou no calendário e foi muito bem aceita pela população e também pelos corredores de rua e atletas, tanto que agora já serve como ranking para eles e entrou no calendário oficial de corridas de rua do Estado”, detalhou.

Para Silvia Santos, diretora da Semas e coordenadora da corrida e da caminhada, o evento só foi possível com a ajuda dos parceiros. “Dentro dos princípios da sustentabilidade e unidade, mobilizamos 160 pessoas para dar estrutura à corrida, dando total segurança pelo chão e também pelo ar, segurança também no trânsito (todo o percurso da prova foi bloqueado) e saúde para os corredores. Tivemos conosco SeMob, Marinha, Exército, Polícia Militar, Guarda Municipal e todo o apoio necessário dos órgãos do Governo do Estado e também da Prefeitura de Belém para que tudo ocorresse com tranquilidade”, explicou.

Os participantes – O vencedor da prova masculina comemorou bastante o resultado. “Comecei a correr em 2010, treinando na Praça Batista Campos e depois no Parque do Utinga. É uma corrida muito bem organizada, com batedores, hidratação e toda segurança. Estou muito satisfeito”, disse Jorge Reis.

Já Regiane Klautau, contou que iniciou nas corridas quando estava acima do peso. “Eu sofria muito preconceito por ser gorda e resolvi mudar isso. Iniciei fazendo caminhada, depois corridas curtas e agora estou aqui. Espero me profissionalizar. Estou muito satisfeita com o meu resultado e mais ainda com essa corrida, que foi muito bem estruturada e organizada”, comemorou.

Os primeiros cinco colocados, na categoria feminino e masculino, ganharam troféus e medalhas. Já os demais participantes ganharam medalhas. Após a corrida, foi realizado um aulão para incentivar ainda mais a prática da atividade física.

O evento finalizou com o plantio da muda. “Hoje essa muda de Ipê plantada será o marco da continuidade de uma geração que fez hoje história no Portal da Amazônia”, finalizou a coordenadora do evento.

Ascom Semas

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Travessa Lomas Valentinas, 2717, CEP: 66093-677. Belém/Pará