Sustentabilidade ambiental é lema de ação promovida na Semana do Meio Ambiente

Belém, 31/05/2017 – A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) promove, anualmente, a Semana do Meio Ambiente. Este ano, uma das ações organizadas pela instituição é o Dia da Educação Ambiental, que será promovido, no próximo sábado, 3, pela Coordenadoria de Educação Ambiental (Ceam) e a Diretoria de Ordenamento, Educação e Descentralização da Gestão Ambiental (Diored).

O Dia da Educação Ambiental contará com a realização de uma feira de produtos orgânicos colhidos na agricultura familiar, atividades lúdicas, apresentação teatral de fantoche do “Macaco Ximbica”, atividades físicas, distribuição de materiais de jogos educativos e brindes para as crianças. A ação acontece no Parque Estadual do Utinga (Peut), na avenida João Paulo II, em Belém, a partir das 7h.

Na agenda da Semas, esse evento é um dos mais importantes durante a Semana do Meio Ambiente. A ocasião será uma oportunidade da sociedade fazer parte de uma campanha educativa em prol da “sustentabilidade ambiental como um compromisso de todos nós”, lema que apresenta a intenção de compartilhar programas e projetos desenvolvidos pela Ceam e incentivar a integração com educação ambiental. O público esperado são estudantes de escolas públicas e privadas, moradores do entorno do Peut, crianças, jovens e adultos em geral.

Segundo a coordenadora de Educação Ambiental da Semas, Sineide Wu, entre os principais objetivos da atividade estão sensibilizar o público quanto à importância da Educação Ambiental no cotidiano das pessoas, promover ações de distribuição de materiais educativos e orientar a sociedade quanto ao uso racional e sustentável dos recursos naturais.

Essa programação faz parte do Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado todo dia 5 de junho desde 1972, quando a data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU). A finalidade é chamar a atenção da sociedade para os problemas ambientais e à importância da preservação dos recursos naturais. Confira a programação:

Programação do Dia Nacional da Educação Ambiental

  • Feira da agricultura familiar e produtos orgânicos (7h – 12h)
  • Informações dos programas, projetos e ações desenvolvidos pela Ceam (8h – 12h)
  • Atividade lúdica: jogos sobre o meio ambiente e distribuição de materiais educativos (9h – 10h)
  • Apresentação teatral de fantoche “ Macaco ximbica” (10h – 11h)
  • Distribuição de brindes educativos e encerramento do evento (11h – 12h)

Ascom Semas

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Travessa Lomas Valentinas, 2717, CEP: 66093-677. Belém/Pará