Servidores da Semas são imunizados contra caxumba

Belém, 31/05/2017 – Uma ação da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), vacinou 202 servidores contra caxumba. A imunização foi realizada no auditório da secretaria na última terça-feira (30/5). A ação se deu pelo fato da ocorrência de oito casos de servidores que relataram a doença somente no mês de maio.

A Semas comunicou à Secretaria de Saúde Pública (Sespa), solicitando o bloqueio vacinal para os trabalhadores, cujo pleito foi atendido. Pessoas com mais de 49 anos ou que possuam alergia a ovo, grávidas e quem já contraiu caxumba não precisaram ser vacinadas. No mês de junho, há previsão de vacinação contra gripe. A data será divulgada previamente.

O nome científico da caxumba é “Parotidite infecciosa”, sendo uma doença viral aguda de evolução benigna, caracterizada por febre e aumento de volume de uma ou mais glândulas salivares. No entanto, cerca de 1/3 das infecções podem não apresentar essa dilatação. O tratamento não é específico, porém é necessário ter repouso, analgesia e observação cuidadosa quanto à possibilidade de aparecimento de complicações.

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Travessa Lomas Valentinas, 2717, CEP: 66093-677. Belém/Pará