Servidores da Semas serão vacinados contra caxumba na terça-feira, 30

Belém, 29/05/17 – Uma vacinação contra caxumba será realizada no auditório da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), nesta terça-feira, 30, para imunizar os servidores da instituição. Esta é a única maneira de evitar a doença, por isso é importante que todos compareçam.

Pessoas com mais de 49 anos ou que possuam alergia a ovo, grávidas e quem já contraiu caxumba não precisam ser vacinadas. A vacinação vai ocorrer de 9h às 12h e entre 14h e 16h.

“Parotidite infecciosa” (caxumba) é uma doença viral aguda de evolução benigna, caracterizada por febre e aumento de volume de uma ou mais glândulas salivares. No entanto, cerca de 1/3 das infecções podem não apresentar essa dilatação. O tratamento não é específico, porém é necessário ter repouso, analgesia e observação cuidadosa quanto à possibilidade de aparecimento de complicações.

Existem dois tipos de vacinação: a tríplice viral, que combate o sarampo, a caxumba e a rubéola, que deve ser aplicada aos 12 meses de idade, e aplicação de segunda dose até os 19 anos; ou em uma só dose entre 20 e 49 anos. O outro tipo é a tetra viral, que combate o sarampo, caxumba, rubéola e a varicela, e deve ser aplicada aos 15 meses de idade.

 

Ascom Semas

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Travessa Lomas Valentinas, 2717, CEP: 66093-677. Belém/Pará