MPE visita Centro Integrado de Monitoramento

secretario-luiz-fernandes-e-o-promotor-de-justica-jose-maria-lima thales-belo imagem-da-reuniao

Belém, 26/05/17 – Promotores do Ministério Público Estadual (MPE) conhecerem, nesta sexta-feira (26), a estrutura e as tecnologias do Centro Integrado de Monitoramento Ambiental (Cimam). Estavam presentes mais de 15 promotores envolvidos na questão ambiental, que foram recebidos por uma comitiva da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) que incluiu a presença do titular do órgão, Luiz Fernandes Rocha.

Durante a ocasião, o titular da Semas destacou que o Estado promove o desenvolvimento de mecanismos efetivos de fiscalização das atividades ambiental. Luiz Fernandes explicou que as informações sobre as atividades estão disponibilizadas para consulta pública no site oficial da secretaria e no Portal da Transparência.

Os visitantes conheceram as novidades em tecnologia que estão sendo utilizadas no Cimam e assistiram uma apresentação sobre as ações desenvolvidas de políticas públicas e principais ferramentas de gestão ambiental do Estado, como o Sisflora 2.0 (Sistema de Comercialização e Transporte de Produtos Florestais), Cadastro Ambiental Rural (CAR), o Programa de Regularização Ambiental (PRA) e a Lista do Desmatamento Ilegal (LDI).

“Uma das tecnologias implementadas no Cimam é o sistema de satélite que fornece imagens com precisão de até três metros, no prazo de 24 horas. Isso proporciona uma eficiência no trabalho. Podemos prevenir o crime ambiental, indo a campo de forma mais segura com operações articuladas e mais efetivas. Todos esses dados e imagens são disponibilizados no Portal da Transparência”, destacou o secretário adjunto de Gestão e Regularidade Ambiental da Semas, Thales Belo.

O promotor de Justiça José Maria Lima elogiou o trabalho da secretaria. Ele explicou que promover a integração do Estado do Pará por meio da Semas e o Ministério Público Estadual é fundamental. “Os objetivos entre a área do meio ambiente e questão agrária são semelhantes. Acesso a dados, a troca de informações e a utilização da tecnologia nos ajuda a prestar o melhor serviço para a sociedade”, confirmou.

A promotora coordenadora do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente (Caoma), Myrna Gouveia, destacou que a visita foi importante pra conhecer os equipamentos e a tecnologia dispostas pelo Estado. “Trabalhamos na área preventiva e repressiva, então esses dados serão úteis para a instrução dos nossos procedimentos, celeridade do acesso à informação através da plataforma online e atuação mais integrada entre MPE e outros órgãos”, detalhou.

Ascom Semas

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Travessa Lomas Valentinas, 2717, CEP: 66093-677. Belém/Pará