Treinamento ofertado pela Semas fortalece Gestão Ambiental Municipal

capacitacao abertura-do-evento treinamento

Belém 24/05/17 – A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), por meio da Diretoria de Ordenamento, Educação e Descentralização da Gestão Ambiental (Diored), está promovendo o II Treinamento e Desenvolvimento da Gestão Ambiental Municipal, que iniciou na última terça-feira (23) e segue até esta quinta-feira (25). O desenvolvimento de competências relativas ao ordenamento, educação, fiscalização e licenciamento ambiental, outorgar e rotinas administrativas relativas à gestão ambiental integram os temas da programação.

A metodologia do evento consiste em uma capacitação formada por palestras e oficinas, levando em consideração as principais demandas solicitadas pelas secretarias municipais de Meio Ambiente do Pará. O secretário de Meio Ambiente do município de Oriximiná, Ronaldison de Oliveira, disse que se sente contemplado. “O treinamento oferecido pela Semas é de suma importância para a gestão municipal. Com certeza, iremos levar essas informações para que o nosso município tenha eficiência e desenvolva as suas políticas ambientais”, declarou Nesta 2ª edição, participam representantes dos municípios de Bujaru, Capanema, Dom Eliseu, Marituba, Oriximiná, Santarém, São Francisco do Pará e Tucuruí. O terceiro treinamento está previsto para os dias 12, 13 e 14 de junho, com outro grupo de municípios. A coordenadora de Ordenamento e Descentralização da Gestão Ambiental, Diana Castro, mencionou a importância das atividades para os técnicos presentes, afirmando que a qualificação prioriza os gestores que assumiram o cargo este ano.

O apoio da Semas aos municípios está previsto na Resolução nº120/2015 do Conselho Estadual de Meio Ambiente (Coema), que dispõe sobre atividades de impactos local de competência dos municípios. A diretora da Diored, Maria Gertrudes, comentou sobre o treinamento oferecido aos agentes públicos. “Empoderados de conhecimentos teóricos e práticos, os técnicos se sentem mais seguros para assumir o protagonismo da Gestão Ambiental Municipal, e todos ganham: o município, com a oportunidade para a geração de novas frentes de trabalho; comerciantes e empresários, que passam a dispor de uma secretaria municipal apta para disciplinar as atividades econômicas; e o meio ambiente, cujos recursos naturais terão o uso de forma sustentável”.