Práticas ambientais e cuidados com a saúde são objetivos da Corrida e Caminhada Sustentável 2017

palmira-ferreira-e-brenda-hachem corrida-2016 corrida-de-2016

Belém, 22/5/17 – Sensibilizar a sociedade quanto à importância da busca pelo desenvolvimento sustentável e conservação do meio ambiente, além de estimular o interesse na prática de exercícios em ambientes naturais, estão entre os principais objetivos da Corrida e Caminhada Sustentável 2017, que será realizada no dia 4 de junho, no Portal da Amazônia, em Belém. Organizada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), a corrida antecede o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 5 de junho, desde 1972, data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU).

A primeira edição da corrida, em 2016, contou com a participação de servidores da Semas, de outros órgãos e atletas federados. A servidora Palmira Ferreira, que é gerente de Fauna, Flora, Aquicultura e Pesca, participou da iniciativa, representando a equipe da Semas. “A ação é uma boa forma de estimular a educação sustentável e a conservação do meio ambiente. Foi muito importante dar visibilidade para esse tema, principalmente pelas atividades que foram realizadas no evento, como plantio e doação de mudas. E mesmo para quem não tem o objetivo de participar como atleta, é muito bom ir, porque é animado e recreativo”, comentou.

Este ano, o percurso será de 10 km e a largada às 6h no Portal da Amazônia. O trajeto engloba a Rua dos Mundurucus, Avenidas Conselheiro Furtado e Tamandaré e outras. A expectativa é que pelo menos três mil pessoas participem da programação – o dobro do ano passado. A servidora Brenda Hachem, da Gerência de Cadastro, Transporte e Comercialização de Produtos e Subprodutos Florestais, vai participar pela primeira vez este ano. “Somei a vontade que já tinha de participar ao depoimento das pessoas, que disseram que é um momento de descontração e interação”. A funcionária comentou que, em virtude de uma limitação no joelho, optou pela inscrição para a caminhada. Ela disse que sempre busca melhorar a qualidade de vida e ter um preparo físico melhor. “Eu já faço atividades físicas regularmente, mas vou melhorar o meu desempenho na academia a partir de agora. Estou muito empolgada”, afirmou.

Saúde – Além de contribuir com a preservação do meio ambiente e da sustentabilidade no estado do Pará, os participantes da corrida também vão praticar atividade física no evento, que previne doenças e estimula o desafio de superar os limites do corpo. Segundo o educador físico Rui Tavares, corridas e caminhadas de rua são formas acessíveis de sair do sedentarismo e podem ser realizadas em parques, avenidas e pistas de atletismo, em locais com pouco tráfego de veículos. É recomendável praticar essas atividades sob orientação de um profissional qualificado.

Alguns dos benefícios trazidos pela prática de corrida ou caminhada de rua são a liberação de endorfina, que estimula a sensação de bem-estar; a melhora na circulação sanguínea, responsável também pelo aumento da funcionalidade dos órgãos, por meio da oxigenação; o combate à depressão e à ansiedade, a prevenção de doenças metabólicas, entre outros. O professor recomenda que durante a atividade física deve-se manter uma boa postura, para evitar sobrecargas articulares.

Para quem pensa em começar a correr ou caminhar, Rui Tavares explica que o treinamento funcional é muito eficaz porque nele são trabalhados os fundamentos da corrida, como a forma correta de pisar, a postura e a maneira que se deve respirar. O objetivo é prevenir lesões e melhorar o desempenho do praticante.

“Treinar distâncias curtas com o TF é o mais recomendado para iniciantes em fase de adaptação. Para intermediários e avançados, treinos de longas distâncias e TF devem ser aliados ao HIIT (sigla em inglês que significa Atividade Intervalada de Alta Intensidade). Um de seus benefícios é melhorar o VO2max – volume máximo de oxigênio no corpo – sem causar estresse metabólico por excesso de treino, e é interessante que haja uma dosagem entre volume e intensidade do treinamento, que deve ser feita por um profissional”, explicou o educador.

Premiação – Haverá premiação com troféus aos que ocuparem os cinco primeiros lugares no pódio da Corrida e Caminhada Sustentável. Os demais participantes receberão medalhas e kits. Ao longo do dia, a programação vai contar com uma série de atividades, para mostrar a importância da preservação da natureza, como ações de educação ambiental, que terão jogos e distribuição de materiais educativos e de coleta seletiva. Somado a isso, será oferecido um café da manhã saudável aos participantes da corrida e da caminhada.

Os kits serão entregues aos corredores dois dias antes da programação, no Espaço São José Liberto (Polo Joalheiro), localizado na Praça Amazonas, próximo ao Portal da Amazônia. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo site da Semas (semas.pa.gov.br).

Serviço:

Entrega dos kits aos participantes

Data: 2 de junho

Local: Espaço São José Liberto (Polo Joalheiro), na Praça Amazonas

 

Corrida e Caminhada Sustentável 2017

Data: 4 de junho

Local: Portal da Amazônia

Horário de largada: 6h

Inscrições pelo site da Semas (semas.pa.gov.br)

 

Ascom Semas

 

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Travessa Lomas Valentinas, 2717, CEP: 66093-677. Belém/Pará