Operação SOS Gavião Real resgata mais de 150 animais silvestres

img-20170516-wa0005 img-20170516-wa0008  img-20170516-wa0014

Belém, 17/05/17 – Uma operação denominada SOS Gavião Real, da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), por meio da Diretoria de Fiscalização, feita em parceria com a Gerência de Fauna e Flora, Aquicultura e Pesca (Gefap), Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-bio) e Universidade Federal do Pará (UFPA), resgatou 157 animais silvestres, que estavam sendo mantidos em mantenedouro.

Entre as espécies resgatadas, estavam gaviões, macacos, onças, quati e quelônios. A ação foi realizada no município de Capitão Poço, no nordeste do Estado. Os animais resgatados pela equipe de fiscalização foram destinados para instituições como Mangal das Garças, Parque Zoobotânico de Carajás e Centro Nacional de Primatas, cumprindo determinação judicial.

Para o secretário Adjunto de Gestão e Regularidade Ambiental, Thales Belo, a operação contempla a missão da secretaria, que é promover a gestão ambiental assegurando a preservação e a conservação do meio ambiente. “Nós fazemos um trabalho de forma a garantir a proteção da biodiversidade, sendo que a destinação dos animais requer uma atuação específica que atenta para as peculiaridades das espécies, o que podemos contar com o apoio de várias instituições parceiras”.

A gerente da Fiscalização de Fauna e Recursos Pesqueiros da Semas, Francisca Solange Luz, enfatizou que a fiscalização se baseou em um trabalho de monitoramento e informações analisadas pela equipe. “A operação tem como a principal importância proporcionar o bem estar dos animais, tendo-se a preocupação de encaminhá-los a lugares com espaços adequados e acompanhamento profissionais” destacou.  

Ascom Semas 

 

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Travessa Lomas Valentinas, 2717, CEP: 66093-677. Belém/Pará