Quinta da educação ambiental debate Ergonomia Verde na Semas

dsc_0003 dsc_0023

Belém, 27/04/2017 – Em homenagem ao Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, celebrado nesta sexta-feira (28), a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), por meio da Diretoria de Ordenamento, Educação e Descentralização da Gestão Ambiental (Diored), promoveu nesta quinta-feira (27), a Quinta da Educação Ambiental para debater o tema “Ergonomia Verde na Semas”, que visa combater acidentes no ambiente de trabalho e otimizar bem-estar.

O Gerente do Núcleo de Documentação e Arquivo (NDA), Paulo César Chagas, iniciou a palestra afirmando que a ergonomia – conjunto de disciplinas que estuda a organização do trabalho no qual existem interações entre seres humanos e máquinas – tem o objetivo de prevenir os distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (Dort), Lesão do esforço repetitivo (LER) e outros acidentes ocasionados no ambiente de trabalho.

A norma regulamentadora 17, que rege a ergonomia e estabelece os parâmetros que permite a adaptação das condições de trabalho, foi citada pelo palestrante. “A finalidade da ergonomia é reduzir esses tipos de acidentes e fazer com que o servidor tenha uma maior qualidade de vida”, disse Paulo Chagas.

Edira Vidal, técnica da Diored, avalia essa iniciativa da Semas como de extrema importância. “A realização dessa palestra é primordial para os servidores. Ensina medidas que nos traz saúde e bem-estar, para aplicarmos no ambiente de trabalho e levar para nossas casas”.

No final da palestra, a gestora da Gerência de Treinamento e Desenvolvimento (GTD), Neumara Matos, anunciou a criação de um bicicletário, para incentivar o servidor a ir de bicicleta para o trabalho, especialmente aqueles que moram perto do serviço. Essa prática será incentivada pelo órgão ambiental por meio da transformação de áreas não aproveitadas, em espaço para guardar bicicletas dentro da secretaria, bem como vestiários masculinos e femininos.

Educação ambiental – A Quinta Ambiental é realizada uma vez por mês e é promovida pela Diretoria de Ordenamento, Educação e Descentralização da Gestão Ambiental (Diored) e tem a missão de promover a educação ambiental.

Ascom Semas

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Travessa Lomas Valentinas, 2717, CEP: 66093-677. Belém/Pará