Curso de oratória indica postura e voz como decisivas para comunicação em público

dsc_0019 dsc_0011

Belém, 24/04/17 – Desenvoltura para falar em público é uma necessidade na maioria das profissões. Sobre esse assunto, está sendo realizado na Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) o curso “Oratória: técnicas para se comunicar em público”, que teve início nesta segunda-feira, 24, e continua até a sexta-feira, 28. O evento ocorre em parceria com a Escola de Governança Pública do Estado do Pará (EGPA).

No primeiro dia do curso preparatório, cerca de 40 pessoas estiveram presentes e contou com participantes de vários órgãos, que explicaram as principais dificuldades de falar em público. Neumara Carneiro, gerente de Treinamento e Desenvolvimento (GTD) da Semas, comentou que “a maioria dos participantes trabalha aqui na secretaria, e a nossa atuação é muito relacionada com o público. Esse curso é importante para que cada um possa se expressar e passar informações de forma mais clara e precisa”.

As aulas serão divididas em partes teóricas e práticas. As discussões estão pautadas em várias técnicas que podem ajudar na boa comunicação com o público, entre elas os gestos, olhares, voz e postura. De acordo com o palestrante, Victor Hugo Reis, da Consultoria Jurídica (Conjur) da Semas, os gestos devem ser adequados e dependem da ocasião. O olhar, a voz e a postura devem ser firmes e decididos e, segundo ele, o orador precisa utilizar adequadamente o espaço e o microfone, além de ter autoconfiança, tranquilidade e naturalidade.

O ministrante comentou ainda que falar bem é ter desenvoltura, conseguir transmitir a informação e fazer com que o ouvinte entenda o que é dito da melhor maneira possível. Ele também falou da importância de exercitar o que está sendo ensinado no curso. “A gente não aprende só lendo, também aprende tentando, com a prática. Foi isso que eu tentei passar com as atividades individuais. É preciso exercitar essas técnicas todos os dias”.

Ascom Semas

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Travessa Lomas Valentinas, 2717, CEP: 66093-677. Belém/Pará