Hemopa e igrejas convocam doadores para abastecer estoque de sangue

Belém, 20/04/17 – Incentivar a doação de sangue é o motivo da convocação da Fundação Hemopa a doadores para suprir o estoque do hemocentro, que teve redução de 60% nas coletas. Com o objetivo de suprir a carência, a Gerência de Captação de Doadores (Gecad) intensificou ações estratégicas com apoio de outras instituições. Essa baixa poderá interferir no atendimento da demanda transfusional diária da rede hospitalar, que corresponde ao atendimento de cerca de 15 mil leitos no Pará.

Nos dias 20 e 21, está sendo realizada uma campanha externa de doação de sangue no Hangar Centro de Convenções, em parceria com a Igreja Batista. No sábado, 22, o Hemopa atuará em parceria com as igrejas Adventista, por meio do projeto “Vida por Vidas”, e da Assembleia de Deus, com uma ação interna na sede do hemocentro. A Gecad busca novas parcerias, que são fundamentais para a promoção das doações.

Podem doar sangue pessoas com boa saúde, que tenham entre 16 e 69 anos e pesem acima de 50 quilos. Menores de 18 anos podem fazer doação somente com autorização dos pais ou de responsável legal. Há necessidade de documento de identidade original, assinado e com foto, além de estar bem alimentado. O homem pode doar a cada dois meses e a mulher a cada três.

A Fundação Hemopa fica na Travessa Padre Eutíquio, número 2109, no bairro Batista Campos, e no acesso ao Pórtico Metrópole, na entrada do shopping Castanheira (BR-316, km 1). As coletas são feitas de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, e aos sábados, das 7h30 às 17h.

Ascom Semas

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Travessa Lomas Valentinas, 2717, CEP: 66093-677. Belém/Pará