Treinamento em gestão ambiental municipal tem palestras e visita ao Cimam

Belém, 18/4/17 – A educação ambiental como instrumento estratégico no contexto da gestão ambiental municipal foi o tema da palestra ministrada, na quarta-feira, 12, pelo integrante da Gerência de Programa e Projetos de Educação Ambiental (Gpeam), Lucivaldo Lopes. Ele debateu, com técnicos ambientais municipais, medidas e iniciativas para conscientizar a população e diminuir atos infracionais. Esse projeto de Treinamento e Desenvolvimento em Gestão Ambiental Municipal começou na terça-feira, 11.

O palestrante considera que “a educação ambiental é um instrumento de gestão que pode contribuir com as secretarias municipais, como na fiscalização e licenciamento, trabalhando com o caráter preventivo, educativo e pedagógico e dando à sociedade informações necessárias para o processo de preservação do meio ambiente”.

Cimam – Na programação, os técnicos foram conhecer o Centro Integrado de Monitoramento Ambiental (Cimam), onde foram recebidos pelo Coordenador do Centro, Daniel Mendes. “A presença dos técnicos de cada município é fundamental para a gestão ambiental, pois o desafio só é cumprido quando tem integração do governo federal, estadual e municipal. Essa visita é muito importante para essa nova filosofia que se pretende adotar na questão do monitoramento no Estado do Pará”, concluiu.

No final da visita, os participantes destacaram que a iniciativa de realizar o treinamento foi positiva. “O treinamento é um grande momento para adquirir conhecimento e levar o que aprendemos para nossos municípios e aplicar junto à sociedade”, disse a diretora de Meio Ambiente do município de Concórdia do Pará, região Rio Capim.

Municípios – A metodologia do evento consiste em uma capacitação formada por palestras e oficinas, desenvolvidas pela Diretoria de Ordenamento, Educação e Descentralização da Gestão Ambiental (Diored) da Semas, levando em consideração as principais demandas solicitadas pelas secretarias municipais de Meio Ambiente do Pará. O objetivo é capacitar os 144 municípios do estado, priorizando aqueles que estão com gestores que assumiram o cargo este ano.