Sedap vai trabalhar de forma integrada no Centro de Monitoramento Ambiental

dsc_0057 dsc_0052 dsc_0069

Belém, 05/04/17 – Técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) do Pará visitaram, na terça-feira, 4, as instalações do novo Centro Integrado de Monitoramento Ambiental (Cimam) do estado. Os profissionais conheceram o espaço e participaram de uma apresentação sobre as atividades desenvolvidas no local. Cerca de 20 pessoas estiveram presentes no evento.

Na programação foram ressaltados o Programa de Regularização Ambiental (PRA), que visa à regularização de posses e propriedades rurais do estado, em que se tenha constatado a existência de passivos ambientais. E o Portal de Regularização Ambiental, com objetivo de trazer informações claras sobre procedimentos e critérios de regularização de propriedades que cometeram irregularidades detectadas por satélite.

Ferramentas – Cássio Rodrigues, diretor de tecnologia da informação, mostrou algumas ferramentas que são utilizadas no Cimam, como o Cadastro Ambiental Rural (CAR), obrigatório para todos os proprietários de imóveis rurais, com a finalidade de formar uma base de dados para controle, monitoramento e combate ao desmatamento. O Sicar, implementado em 2014, é o sistema responsável pela realização do cadastro.

Segundo o diretor, para controlar o tráfego e o comércio de produtos florestais no estado, o Sistema de Comercialização e Transporte de Produtos Florestais (Sisflora2.0) auxilia nos trâmites de empreendimentos cadastrados, além de aperfeiçoar o controle e a rastreabilidade dos produtos da floresta comercializados. “O Pará é uma região que tem grande capacidade de alcançar um ponto de equilíbrio no desmatamento. A Secretaria de Meio Ambiente espera que a sociedade possa usufruir dessas ferramentas para monitorar os recursos naturais do Pará junto com a equipe”, disse Cássio.

Parceria – O evento também contou com o secretário adjunto da Sedap, Afif Al Jawabri, que elogiou todo o trabalho desenvolvido pela Semas no estado do Pará e destacou a parceria entre as duas secretarias. “Eu acho essas atividades essenciais, porque fazemos parte do mesmo governo. A Semas tem feito um trabalho brilhante e tem sido exemplo para os demais estados. O meu objetivo é que os dois órgãos – Sedap e Semas – trabalhem de forma integrada”, concluiu.