Servidores da Semas são imunizados contra febre amarela em Santarém

3 2 1

Belém, 03/04/2017 – Uma ação da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) reforçou o combate à febre amarela no Pará, no último dia 31 de março. Cerca de 30 doses da vacina contra a doença foram aplicadas nos servidores e familiares no Núcleo Regional (Nure) da Semas em Santarém, com parceria da Secretaria de Estado de Saúde do Pará (Sespa).

A iniciativa foi da própria Coordenação do Nure Santarém, que viu a necessidade de redobrar os cuidados com os servidores, já que eles frequentemente fazem vistorias e fiscalizações em florestas na região, o que pode aumentar o risco de infecção pela doença. “É muito importante esse cuidado com os servidores, porque eles atuam frequentemente em áreas de mata, o que aumenta o risco de contato com mosquito transmissor da doença”, afirma Higo Lacerda, coordenador do Nure.

Febre amarela – de acordo com  a Sespa, duas mortes por febre amarela foram confirmadas no Pará, uma em Alenquer e outra em Monte Alegre, ambos no oeste do estado.

A febre amarela é fatal, por isso é fundamental que seja tratada rapidamente. É importante ficar atento aos sintomas: febre de início súbito, calafrios, dor de cabeça, dores nas costas, dores no corpo em geral, náuseas e vômitos, fadiga e fraqueza. Para combater o avanço da doença é importante vacinar as pessoas. Consulte sua carteira de vacinação para checar a validade de 10 anos da sua última dose contra a doença, ou vá até um posto de saúde mais próximo.

Ascom Semas

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Travessa Lomas Valentinas, 2717, CEP: 66093-677. Belém/Pará