Capacitação de técnicos e professores fortalece gestão ambiental em Cametá

foto1 foto3  img-20170323-wa0100

Belém, 30/3/17 – A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), por intermédio da Coordenadoria de Educação Ambiental (Ceam), promoveu, de 21 a 23 de Março, no município de Cametá, região Tocantins, o curso de capacitação ‘A Educação Ambiental no contexto da Gestão Municipal de Meio Ambiente’.  A ação teve o objetivo de contribuir com o fortalecimento do processo de gestão de meio ambiente do município e garantir o cumprimento de ações de cooperação das políticas governamentais desenvolvidas pelos entes federativos segundo os preceitos legais instituídos na Resolução 120 do Conselho Estadual de Meio Ambiente do Pará (Coema).

Nos dois primeiros dias, o curso teve como público alvo os gestores e técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) de Cametá, que tiveram a oportunidade de conhecer os programas e projetos de educação ambiental desenvolvidos pela Semas: o Programa de Educação Ambiental e Agricultura Familiar do Pará (Peaaf/PA), a Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), e as possíveis estratégias de incorporação desses programas na agenda de trabalho da secretaria. As palestras e oficinas foram proferidas pelos técnicos da Ceam, Lucivaldo Maia e Reinaldo Carvalho.

O último dia da capacitação foi destinado a professores do município. Houve palestra sobre o programa “Escolas Sustentáveis” e a realização da metodologia “Oficina do Futuro”, para qualificá-los a replicarem a metodologia de criação de projetos de ação de educação ambiental nas escolas do município.

Antonete dos Santos, coordenadora de Educação Ambiental da Semma de Cametá, avalia que “momentos como esses são únicos e o apoio da Semas estadual torna-se fundamental para o enriquecimento dos trabalhos desenvolvidos por nossa equipe. Cursos como esses servem para valorizar a grande missão que temos de proteger o meio ambiente em nosso município” destacou.