Empreendedorismo na terceira idade é foco de palestra na Semas

dsc_01021 dsc_01041

Belém, 29/03/2017 – O começo da aposentadoria é o momento ideal para muitos irem em busca da realização do sonho de ter o próprio negócio. Para estimular servidores  ao empreendedorismo na terceira idade, a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), realizou, nesta quarta-feira (29), no auditório do órgão ambiental, mais uma etapa do programa preparatório para funcionários que estão próximos da aposentadoria. Lançado em outubro de 2016 pela instituição, o projeto tem o intuito de preparar e orientar os funcionários para essa nova fase da vida.

Eliomar Braga do Sebrae, disse que o encontro é importante para ajudar nessa realização pessoal. “Mesmo na terceira idade as pessoas podem ser produtivas, podem ganhar dinheiro e realizar seus sonhos. O papel do Sebrae é mostrar a importância do empreendedorismo nessa etapa da vida”.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a projeção para 2055 é que o número de pessoas acima de 60 anos no Brasil passe de 13 para 51 milhões e ultrapasse a população de jovens até 29 anos. Conforme dados do Instituto Nacional de Serviço Social (INSS), 25% dos aposentados hoje no país continuam ativos no mercado de trabalho.

O servidor Paulo César da Diretoria de Geotecnologias (Digeo), avalia que a iniciativa é fundamental porque mostra como ser um empreendedor depois da aposentadoria. “É um assunto que particularmente me interessa muito, trabalhei durante 10 anos com vendas de cachorro-quente e já tenho uma ideia de como é ser um empreendedor e gosto muito do assunto”.

Ascom Semas

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Travessa Lomas Valentinas, 2717, CEP: 66093-677. Belém/Pará