Seminário de Águas e Florestas encerra com minicurso sobre hidrologia

1 2

Belém, 24/3/17 – O V Seminário de Águas e Florestas, promovido pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), teve o objetivo de dar informações sobre o meio ambiente e, particularmente, sobre os recursos hídricos do estado. As discussões começaram na segunda-feira, 20, e encerraram nesta sexta-feira, 24. Durante a semana, foram realizados quatro minicursos, um ciclo de palestras, mesas-redondas e debates que trataram de outorga, qualidade da água e hidrologia, entre outros assuntos.

O último minicurso do seminário teve duração de dois dias. A primeira parte da discussão aconteceu na quinta-feira, 23, na Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), onde estiveram presentes cerca de 50 pessoas. O principal tema foi hidrologia – ciência que estuda o comportamento da água nos sistemas. Alguns dos fenômenos que fizeram parte dos debates foram a precipitação da água, o processo de evapotranspiração, as chuvas e o ciclo hidrológico, que envolve os rios, oceanos e a atmosfera. Também foi explicado como são feitas as medições de vazão, que determinam a quantidade de chuva em uma área.

Raisa Cardoso, engenheira ambiental e técnica na Diretoria de Recursos Hídricos (Direh) da Semas, avaliou o minicurso como muito importante para os servidores da diretoria. “Nós trabalhamos diretamente com os recursos hídricos, e essa discussão acrescentou às informações que nós já tínhamos. É um conhecimento atual que faz toda a diferença no ambiente de trabalho”, disse.

O palestrante David Franco Lopes, do CPRM, abordou a localização e a movimentação da água na natureza, além dos usos que a sociedade faz e os riscos provocados pela erosão hídrica. “Vivemos em uma região cercada por água e com grande ocorrência de chuvas. Monitorar e conhecer os recursos hídricos é parte fundamental para garantir o uso às futuras gerações”, destacou.

A parte prática do minicurso foi realizada na sexta-feira, 24, na Universidade Federal do Pará (UFPA). Além do conhecimento teórico, os alunos manusearam os equipamentos empregados no monitoramento, para expandir experiências acadêmicas além dos livros e nivelar os conhecimentos entre a teoria e a prática.

Ascom Semas

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Travessa Lomas Valentinas, 2717, CEP: 66093-677. Belém/Pará