Entendendo as Nuvens foi tema de palestras em comemoração ao Dia Meteorológico Mundial

1 2 3

Belém, 24/3/17 – A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (Semas) participou de um ciclo de palestras em homenagem ao Dia Meteorológico Mundial 2017, na quinta-feira (23), na Universidade Estadual do Pará (Uepa). Também estavam presentes o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) organizador do evento, Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), Comando da 4º Distrito Naval da Marinha do Brasil, Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa), Uepa e Universidade Federal do Pará (UFPA).

O evento tratou da importância da meteorologia nos diversos setores da sociedade, principalmente, no estado do Pará. Houve destaque para ao domínio do conhecimento do sistema climático regional e global para as diversas atividades desenvolvidas pela humanidade e como se adaptar às variabilidades e mudanças ocorridas no clima, especialmente, ao longo dos anos e nas últimas décadas.

Na ocasião, o representante da Semas Antonio Sousa, diretor de Meteorologia e Hidrologia, parabenizou a organização do evento e chamou atenção para a importância de momentos como esse para ampliação do debate sobre o tema, além da necessidade de maior integração entre as diversas intuições que trabalham ou dependem das condições atmosféricas. “A Semas realiza diariamente o monitoramento das condições meteorológicas em todo o Pará, assim como das condições hidrometeorológicas em pontos estratégicos. Apresenta também prognósticos sobre as condições climáticas para o estado, de forma a dar suporte para as ações de Defesa Civil, Agricultura, Mineração e Transporte, entre outras atividades”, ressaltou.

No encerramento, o Phd em Meteorologia e Clima,  Luiz Carlos Baldicero Molion, falou da importância das nuvens para o controle do clima e equilíbrio da temperatura global da atmosfera.

Ascom Semas

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Travessa Lomas Valentinas, 2717, CEP: 66093-677. Belém/Pará